Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1087
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Patrícia Gouvêa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3417906132084628por
dc.contributor.advisor1Afonso, Lúcia Helena Rincón-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708611D8por
dc.contributor.referee1Costa, Carmem Lúcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2260768637895317por
dc.contributor.referee2Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5736362178244406por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:52:56Z-
dc.date.available2013-10-16-
dc.date.issued2013-08-22-
dc.identifier.citationNUNES, Patrícia Gouvêa. DOCÊNCIA E GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO VERDE (GO).. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1087-
dc.description.resumoA presente disser tação tem como objet ivo invest igar e analisar o professor homem na educação infant il da rede municipal de ensino de Rio Verde (GO) e como este é percebido pela comunidade escolar. A invest igação orientou-se por questões como: existem muitos professores homens nesta etapa da educação básica? Como o professor homem se const itui/se constrói nesse espaço social que é composto majoritar iamente por mulheres? Como os pais de alunos(as) e colegas de t rabalho percebem o professor homem na educação infant il? Esta invest igação desenvolveu-se mediante estudo bibl iográf ico, anál ise documental , aplicação de quest ionár ios e entrevistas. Levantou-se dados sobre as inst ituições de educação infant il de Rio Verde, destacando o número de inst ituições e de professores e professoras que nelas atuam, por sexo. Pode-se dizer que se tornou um habitus o reconhecimento de mulheres nessa mesma função. Ident if icou-se que a atuação docente dos professores homens do município de Rio Verde na educação infant il é marcada por relações de poder que permeiam as relações sociais e de gênero presentes nos espaços sociais. Constatou-se ainda que homens em espaços considerados historicamente como femininos apresentam a manutenção de caracter íst icas da prát ica docente associadas à masculinidade tradicional, como um habitus cultural mant ido pela violência simból ica. Teve-se como suporte teór ico para esta pesquisa estudos que nos permit i ram conceituar e contextual izar gênero e docência real izados por autores(as) como Scot t (1995), Louro (2011), Assunção (1996), Carvalho (1999) e Rosemberg (2001). Os conceitos de Habitus e de violência simból ica, de Pierre Bourdieu (2011) , e os estudos sobre masculinidades, de Robert Connel (1995) , auxil iaram-nos no entendimento e na sustentação teórica para as questões que nos propomos a desenvolver .por
dc.description.abstractThe present dissertat ion aims at invest igat ing and analyzing how municipal - run nursery school male teachers f rom Rio Verde, State of Goiás, are seen by the school community. The study intended to answer the following quest ions: are there many nursery male teachers in basic educat ion? How does a male teacher consist himself in a social space that has mainly female teachers? How do the students´ parents and coworkers see male teachers in nursery schools? For this study, it was invest igated the inst itut ions and the number of male and female teachers that work in municipal - run nursery schools of Rio Verde. I t can be assumed that acknowledgement of women in this f ield of work became a habitus. I t was possible to ident ify that male teacher ´s pract ice in nursery schools in Rio Verde is expressed by power relat ions that run through social and gender relat ions in social spaces. Moreover, male teachers in places historical ly considered women´s spaces maintain t radit ional mascul inity in teaching pract ice, as cultural habitus kept by symbolic violence. The discussion and theor izat ion of gender and teaching were based on Scot t (1995), Louro (2011) , Assunção (1996), Carvalho (1999) and Rosemberg (2001). Bourdieu´s concepts of habitus and symbol ic violence and Robert Connel´s studies (1995) of mascul inity were used in order to understand and give theoret ical support to the invest igat ion.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:52:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Patricia Gouvea Nunes.pdf: 1241129 bytes, checksum: 81d5753f96863617a5d23d03b82f68f1 (MD5) Previous issue date: 2013-08-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4326/Patricia%20Gouvea%20Nunes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Infant ilpor
dc.subjectRelações Sociais e de Gêneropor
dc.subjectDocência e Gêneropor
dc.subjectNursery Schoolseng
dc.subjectSocial relat ions and gendereng
dc.subjectTeaching and Gendereng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDOCÊNCIA E GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO VERDE (GO).por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia Gouvea Nunes.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.