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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1089
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O PROCESSO EDUCACIONAL E AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES PORTADORES DE ANEMIA FALCIFORME |
Autor: | Sousa, Eulange de |
Primeiro orientador: | Rabelo, Annete Scotti |
Primeiro membro da banca: | Carneiro, Maria Esperança Fernandes |
Segundo membro da banca: | Medeiros, Marcelo |
Resumo: | Este trabalho objetiva conhecer a influência da anemia falciforme no processo de escolarização das crianças e adolescentes portadores de tal doença segundo a concepção dos mesmos. Para tanto, se realizou uma pesquisa, cujo problema de investigação foi: Qual a influência da anemia falciforme no processo de escolarização das crianças e adolescentes portadores desta anemia? A pesquisa foi desenvolvida à luz do referencial qualitativo, em uma abordagem sócio-histórica. A população foi constituída por crianças e adolescentes portadores de anemia falciforme, atendidos pelo Hospital das Clínicas da UFG. Os instrumentos de pesquisa foram entrevistas semi-estruturadas e prontuários.Utilizou-se de análise estatística e de conteúdo para interpretação dos dados encontrados. A pesquisa indicou que a anemia falciforme interfere significativamente no cotidiano de seus portadores provocando a vivência de um processo de exclusão parcial ou total dos espaços, grupos e atividades presentes no cotidiano de crianças e adolescentes. |
Abstract: | This study aims to know the influence of the sickle cell anemia in the education process of children and adolescents carrying sickle cell anemia in the perception of themselves. The research was developed searching an answer to the main inquiry: What is the influence of the sickle cell anemia in the education process for children and adolescents carrying this anemia? The research was developed by the qualitative research in a social-historical approach methodogical referential. Children and adolescents carrying sickle cell anemia at the Federal University of Goiás Hospital, constituted the population. Data was collected by semistructured interviews and from the hospital archives. It was used an analysis of content and a statistical analysis for interpretation of the data research indicated that the sickle cell anemia intervenes significantly the daily routine of its carriers causing an experience of partial or total exclusion process of the spaces, groups and activities present in daily routine of children and adolescents. |
Palavras-chave: | Educação Saúde Anemia falciforme Education Health Sickle Cell Anemia |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Educação |
Citação: | SOUSA, Eulange de. O PROCESSO EDUCACIONAL E AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES PORTADORES DE ANEMIA FALCIFORME. 2005. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1089 |
Data de defesa: | 15-Set-2005 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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