Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1091
Tipo do documento: Dissertação
Título: O TRABALHADOR - ALUNO DO RIOEJA: REALIDADE E ILUSÃO.
Autor: Carneiro, Eli Coelho Guimarães 
Primeiro orientador: Afonso, Lúcia Helena Rincón
Primeiro membro da banca: Bites, Maria Francisca de Souza Carvalho
Segundo membro da banca: Schultz, Lenita Maria Junqueira
Resumo: A Educação de Jovens e Adul tos (EJA) adqui re espaço no sistema educativo, v isto que se organiza em defesa daqueles que tiveram seus direitos à escolarização retirados no período regular de suas vidas. É nesse contexto que analiso o processo de formação do consenso sobre a visão de educação que foi norteando a qual idade do ensino da Educação de Jovens e Adultos oferecida pelo RioEJA, mostrando a realidade e ilusão de uma população trabalhadora, além de discutir as interferências nas relações de trabalho destes(as) educandos(as). Para isso, fez-se necessário conhecer um pouco da Educação de Jovens e Adultos e seu processo ao longo da história. Foi proposto como referencial teórico o método dialét ico o qual está vinculado a uma concepção de realidade, de mundo e de vida. Nesse sentido, o problema desta investigação é: A educação oferecida pelo projeto RioEja aos trabalhadores de Rio Verde, atende às necessidades e expectativas dos trabalhadores/ estudantes? Portanto, o objetivo geral deste estudo é analisar o trabalhador aluno do RioEja,na perspectiva da realidade e da i lusão. Os objetivos específicos são: Investigar quem são os estudantes/trabalhadores que procuram o projeto, qual a sua origem social, sua formação, suas expectativas ao se inscreverem no projeto e seus planos para o futuro, e anal isar se o ensino ministrado pelo projeto RioEja corresponde às expectativas e às perspectivas dos alunos trabalhadores. Esta investigação empreendeu uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada na escola onde funcionava a última turma do projeto RioEja. Sendo o nosso objeto de estudo algo vivo e que está em constante movimento, ut ilizamos vários procedimentos metodológicos como: Análise documental de leis resoluções, diretrizes, do projeto RioEja; questionários entrevistas com alunos(as) do projeto e também entrevistas com as coordenadoras do projeto. Foram aplicados 25 questionários e 9 entrevistas. Ao concluir, nota-se que existe uma luta pela sobrevivência tanto na infância quanto na vida adulta. Conforme pesquisa realizada, o trabalho como atividade econômica continua sendo o empecilho para que muitos alunos freqüentem a escola, e os trabalhadores-alunos retornam à escola em busca de um emprego melhor, acreditando que após concluir os estudos irão conseguir um bom emprego ou uma colocação melhor. Conclui-se, também, que resta-nos pensar em como organizar essa escola para atender as especi ficidade e anseios desses alunos(as) trabalhadores(as) diante das crescentes transformações pelas quais vem passando o sistema educativo e também o mundo do trabalho.
Abstract: The program Educação para Jovens e Adultos (EJA) acquires space in the educational system, since it is organized in defense of those who had their rights to education taken off from the period of their regular lives. It is in this context that I analyze the process of formation of the consensus on the view of education that was guiding the quality of education of adult and youth people offered by RioEja, showing the reality and illusion of a working population, besides discussing the interference in the work relations of these students. For this, it is necessary to know a little of this program and its process throughout history. A theoretical reference was proposed as the dialectical method that is linked to a reality, world and life conception. Accordingly, this research problem is: does the education provided by the project RioEJA to employees of Rio Verde, meets the needs and expectations of employees/ students? Therefore, the objective of this study is to analyze the employee student of RioEja in the perspective of reality and illusion. The specific objectives are: to investigate who the students/employees are, what they are seeking at the project, what their social origin is, what their education is, what their expectations are when they join the project, their plans for the future, and whether the education provided by the project RioEja meets the expectations and perspectives of working students. This was a qualitative bibliographic research. The field research was conducted at the school where the last group of the project RioEja was attending classes. As our object of study were people who were in constant motion, we used different methodological procedures such as documentary analysis of law resolutions, guidelines, from the project RioEja - questionnaires interviews with students from the project and interviews with the coordinators of the project. Twenty-five questionnaires and 9 interviews were applied. In conclusion, we observe that there is a struggle for survival both in childhood as in adulthood. According to the research conducted, working remains being the obstacle for many students to school, and working students returned to school in search for a better job, believing that after completing their studies they will get a good job or a better position at work. We also conclude that it is left for us thinking about how to organize the school to meet the specific specificity of students who work towards the growing changes that the educational system and the job market have been going through.
Palavras-chave: Educação
RioEja
mundo do trabalho
education
Rio-Eja
job market
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: CARNEIRO, Eli Coelho Guimarães. O TRABALHADOR - ALUNO DO RIOEJA: REALIDADE E ILUSÃO.. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1091
Data de defesa: 29-Jun-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELI COELHO GUIMARAES CARNEIRO.pdf3,58 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.