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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégias de sobrevivência de jovem estudantes e o programa agente jovem
Autor: Dias, Luciana Campos de Oliveira 
Primeiro orientador: Guimarães, Maria Tereza Canezin
Primeiro membro da banca: Sposito, Marília Pontes
Segundo membro da banca: Baldino, José Maria
Resumo: O presente trabalho é resultado de um processo de pesquisa com jovens estudantes pertencentes a camadas populares, situados, pois, em uma condição de classe que os identifica, em termos de posições econômicas, habitus e estilo de vida (Bourdieu, 1987). Os jovens pesquisados são estudantes de escolas públicas e estão vinculados ao Programa Agente Jovem localizado em um bairro de Goiânia-GO Goiânia Viva, cujo objetivo manifesto consiste em desenvolver atividades educativas, visando inseri-los na lógica da organização vigente da sociedade. Interessa, em especial, examinar quem são estes jovens, quais são as estratégias criadas por eles ao vivenciarem a condição juvenil. O Programa Agente Jovem apresenta-se no cenário das políticas públicas como política voltada para jovens classificados de risco ou de vulnerabilidade. A pesquisa foi realizada tendo por base o seguinte equacionamento: quais concepções de juventude e de atividade educativa são sustentadas pelo Programa Agente Jovem? Como os referidos jovens vivenciam a condição juvenil? Quais estratégias eles criam para garantir sua sobrevivência no espaço social urbano? Como percebem a escola, a família, a religião e o Programa Agente jovem em que estão inseridos? Na perspectiva das questões propostas, é pertinente destacar dois movimentos que a pesquisa fez no sentido de dar conta do objeto de estudo. O primeiro refere-se ao formato do programa suas finalidades, propósitos, metodologia, concepções como um espaço institucional de natureza pública, no qual os jovens de camadas populares transitam. O segundo, foca sua atenção no modo de ser jovem, nos significados diversos que os jovens produzem acerca da condição juvenil. A pesquisa propõe-se a contribuir para que sejam ampliados os estudos sobre juventude e educação no Brasil e fornecidos subsídios para políticas públicas voltadas para juventude.
Abstract: This work is a result of a research process with young students that belong to a popular class identified because of their economic conditions, customs and life style (Bourdieu, 1987). These students study at public schools and they are bound to the Agent Program localized in a Goiânia quarter Goiânia Viva -, whose goal is to develop educative activities that can be inserted in the actual organization logic of the society. It is extremely important to examine who are these students and what are their raised strategies when they lived youth time. The young Agent Program is sited at the public politics means, whose politics is turned to vulnerable youth and of risk. The research was achieved based on the follow: what are the youth and educative activities conceptions sustained by the young Agent Program? How the mentioned youths live their young time? What strategies they make in order to certify their survival on the urban social place? How they notice school, family, religion and the young Agent Program in which they are inserted? In the perspective of the purposed questions it is necessary to emphasize two movements of this research to display the study object. The first conceptions while an institutional space of public nature where the popular class youths transit. The second one focalizes its attention on the young way of being, on the several meanings that the youths have about their young time. This research aims to amplify the studies about youth and education in Brazil, and to supply subsidies for public politics turned to the youth.
Palavras-chave: Programa agente jovem
Estudantes
Juventude
Educação
Brasil
Política pública
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: DIAS, Luciana Campos de Oliveira. Estratégias de sobrevivência de jovem estudantes e o programa agente jovem. 2005. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1093
Data de defesa: 14-Set-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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