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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1105
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | POLÍTICAS DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL 1990/2010. |
Autor: | Barbosa, Stefane |
Primeiro orientador: | Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de |
Primeiro membro da banca: | Gonçalves, Ana Maria |
Segundo membro da banca: | Baldino, José Maria |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto de estudo o processo de expansão do ensino superior no Brasil, nas décadas de 1990 a 2010. Propõe entre seus objetivos: conhecer as políticas governamentais e educacionais que impulsionaram a expansão da educação superior no Brasil, marcadamente pela via privada, tendo como referencial as mudanças no sistema educativo, que são decorrentes das transformações políticas; verificar como este processo ocorreu, seus avanços e retrocessos; identificar quais os propósitos e as estratégias que têm orientado essa expansão; compreender este processo expansionista e sua articulação com as políticas de democratização do acesso à educação superior e com o sistema de avaliação das Instituições de Ensino Superior. Quanto à metodologia, adota-se pesquisa bibliográfica e documental, por se tratar de uma revisão de literatura, retirando os dados de documentos oficiais e da sociedade civil e entidades profissionais. Serão analisados documentos oficiais, como a legislação brasileira e o escopo governamental que orientam e regulam as Instituições de Ensino Superior IES, principalmente as particulares; são apresentadas tabelas e dados estatísticos sobre a demanda social, o número de IES privadas implantadas nas últimas décadas no Brasil. As preocupações desse estudo se justificam pela importância que suas contribuições poderão trazer para o conhecimento das políticas educacionais no contexto em que elas são aplicadas, ressaltando eventos que contribuem com esse processo expansionista; bem como a relevância para elaboração de subsídios sobre a dinâmica e organização das instituições educacionais brasileiras. Justifica-se, ainda, pelos grandes desafios que o ensino superior, assim como a educação de um modo geral enfrentam atualmente. |
Palavras-chave: | Expansão do Ensino Superior Políticas de Democratização do Acesso Sistema de Avaliação Expansion of Higher Education Policies of Access Democratization Evaluation System |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Educação |
Citação: | BARBOSA, Stefane. POLÍTICAS DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL 1990/2010.. 2013. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1105 |
Data de defesa: | 20-Set-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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STEFANE BARBOSA.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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