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Tipo do documento: Dissertação
Título: PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS.
Autor: Carvalho, Carlos Marcelo Martins 
Primeiro orientador: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Primeiro membro da banca: Brito, Wanderley Azevedo de
Segundo membro da banca: Afonso, Lucia Helena Rincon
Resumo: O problema central dessa pesquisa é que ao longo dos anos, acompanhando as mudanças na democratização do acesso à educação básica, houve um processo de precarização e intensificação do trabalho do professor do ensino fundamental da rede estadual de Goiás. Nesta perspectiva, pressupõe-se que essa precarização e intensificação são oriundas da omissão do Estado e das políticas educacionais em oferecer educação de qualidade aliada à modernização dos sistemas educacionais públicos através de reformas que são resultantes da modernização do sistema produtivo, como conseqüência, tem repercutido de maneira profunda no trabalho docente, tanto no trabalho de professores flexibilizados, quanto no trabalho de professores concursados. A justificativa ao aprofundar um estudo como esse é de que a presente pesquisa possui relevância científica e política, à medida que é papel fundamental do conhecimento científico, o de analisar, compreender, e interpretar os fenômenos sociais vivenciados pelas diferentes classes sociais e categorias na sociedade. O objetivo deste trabalho é levantar dados que permitam compreender e analisar o processo de precarização das condições efetivas e materiais de trabalho dos professores do ensino fundamental da rede estadual, em Goiás. O referencial teórico utilizado baseado nos autores: ANTUNES (2005); AZEVEDO (1997); BIANCHETTI (1999); BUFFA (2002); CORIAT (1988); COUTINHO (1996); FRIGOTTO (2010); GHIRALDELLI (2003); GRAMSCI (1979); IANNI (2013); LIBÂNEO (2003); MARX (1982); MESZÁROS (2006); OLIVEIRA (2004); PARO (2008); SAVIANI (2012); entre outros. A metodologia utilizada para realização desse estudo é de caráter qualitativo, ou seja, trabalhamos com o universo de significados, motivos, aspirações, valores, visões de mundo e atitudes dos sujeitos pesquisados. Mas utilizamos também metodologias que permitiram levantar dados quantitativos como, questionários, gráficos; tabelas; legendas; para interpretar e quantificar: Quantas horas diariamente em média são usadas em casa com tarefas, planejamento e correção de atividade; Qual a jornada de trabalho; Em quantas escolas o professor trabalha; Quantos diários de classe; entre outros. Utilizamos técnicas, como observação de campo, levantamento de material documental, gravações sonoras, entrevistas estruturadas e semiestruturadas. A nossa pesquisa identificou que existe elevado número de alunos por sala de aula; degradantes condições materiais de funcionamento da escola para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem; precária formação e pouca qualificação dos profissionais; baixos salários; grande rotatividade de professores temporários; contratos flexíveis sem garantia de direitos; desgaste físico e psíquico imposto pela sobrecarga de trabalho aos profissionais docentes. Identificamos também que o Governo Estadual ao institucionalizar a precariedade do trabalho docente busca formas de economizar ou racionalizar os custos do trabalho na gestão do erário público.
Abstract: The central problem of this research is that over the years, following the changes in the democratization of access to basic education, there was a process of casualization and intensification of the work of elementary school teacher network state of Goiás this perspective, it is assumed that this casualization and intensification are from the omission of the State and education policy to offer quality education coupled with the modernization of public educational systems through reforms that are arising from the modernization of the production system, as a consequence, has passed a profound way in teaching, both teachers work more flexible, as in the work of official teachers. The justification for plunging a study like this is that this research has scientific and policy relevance, as it is fundamental role of scientific knowledge, to understand, interpret and analyze social phenomena experienced by different social classes and categories in society. The objective of this study is to collect data for understanding and analyzing the process of casualization of labor and effective elementary school teachers from the state system, in Goiás material conditions The theoretical framework we used was: ANTUNES (2005); AZEVEDO (1997); BIANCHETTI (1999); BUFFA (2002); CORIAT (1988); COUTINHO (1996); FRIGOTTO (2010); GHIRALDELLI (2003); GRAMSCI (1979); IANNI (2013); LIBÂNEO (2003); MARX (1982); MESZÁROS (2006); OLIVEIRA (2004); PARO (2008); SAVIANI (2012); among others. The methodology that was used to conduct this study is qualitative, work with the universe of meanings, motives, aspirations, values, worldviews and attitudes of the subjects studied. But we also use methodologies that allowed up quantitative data such as questionnaires , charts , tables , captions , to interpret and quantify What is the average number of students per classroom; How many hours daily on average are used at home with tasks , planning and correction activity; what the workday; How many schools the teacher works; How many daily, among others. We use various techniques such as field observation, survey of documentary material, sound recordings, structured and semi-structured interviews. Our research identified that there is large number of students per classroom; Degrading material conditions of operation of the school for the development of the learning process; Precarious little training and professional qualification; Low wages, high turnover of temporary teachers; flexible contracts without guarantee of rights, physical and mental wear imposed by work overload to teachers professional. We also identified that the State Government to institutionalize the precariousness of teaching seeks ways to conserve or rationalize labor costs in the management of public funds.
Palavras-chave: Precarização
Intensificação
Trabalho docente
Ensino fundamental
Flexibilização
Modernização
Insecurity
Intensification
Teaching work
Primary school
Easing
Modernization
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: CARVALHO, Carlos Marcelo Martins. PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS.. 2014. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1108
Data de defesa: 4-Abr-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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