Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1114
Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: O SUCESSO ESCOLAR NO DISCURSO DA EDUCAÇÃO COMO INVESTIMENTO FINANCEIRO.
Autor: Donencio, Maria Conceição Barbosa 
Primeiro orientador: Roure, Glacy Queirós de
Primeiro membro da banca: Araújo, Denise Silva
Segundo membro da banca: Baldino, José Maria
Resumo: O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), objetivou investigar a concepção de educação como investimento financeiro, presente na contemporaneidade, e como este discurso influencia os discursos tanto do sucesso quanto do fracasso escolar, bem como os efeitos que o insucesso produz na família. Para tanto, esta investigação se estabeleceu a partir do tensionamento verificado nas produções teóricas relativas ao fracasso escolar, nos campos da sociologia, da psicopedagogia e da psicanálise. A escolha de realizar este estudo nesses campos justifica-se pelo fato destes estarem presentes nas produções sobre a relação família, educação e sucesso/ fracasso escolar, desde os primeiros estudos realizados tanto no Brasil quanto em outros países, como a França. A partir da produção selecionada foram analisados 52 trabalhos: dentre estes, 13 livros, 21 capítulos de livros, 12 artigos publicados em periódicos, 04 dissertações de Mestrado, 02 teses de doutorado, além de 04 documentos oficiais e 30 revistas Nova Escola referentes aos anos de 2011, 2012 e 2013. Esse estudo foi apreendido à luz da matriz do materialismo histórico dialético que se baseia pelas discussões da produção humana e seus nexos constitutivos na história. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa orientou se na forma de pesquisa bibliográfica. Para procedimento às análises foram utilizadas como referencial teórico os aportes teóricos de Ariés (1981), Badinter (1985), Cordié (1996), Bakhtin (1997), Patto (1999), Charlot (2000), Orlandi (2000), Fernández (2001), Bossa (2002), Brandão (2003), Laval (2004), Mészáros (2005), dentre outros com os quais foi possível estabelecer diálogo. O resultado dessa pesquisa são reflexões norteadas pelo desvelamento feito pelas análises da Revista Nova Escola: primeiro, que o sucesso escolar pertence àqueles que podem investir nele, ou seja, àqueles que estudam nas escolas que garantem o sucesso escolar às famílias: as escolas particulares; segundo, que o silenciamento do fracasso, também presente nas análises, motiva a interiorização do habitus do sucesso presente na sociedade moderna e capitalista, tanto na versão moderna quanto na contemporânea.
Abstract: The present essay is a part of the Education, Society and Culture research line of Pontifícia Universidade Católica s Post-Graduation Program in Education (PPGE) and aimed the analysis of education as a financial investment, which is a current concept nowadays, and how this discourse influences discourses of school success and failure, as well as the effects school failure causes in family life. Therefore, the investigation was established through the tension verified in theoretical texts related to school failure, in sociology, psicopedagogy and psychoanalysis areas. The choice for this type of study is justifiable by the fact that these areas are always related to texts about family, education and school success/failure relations, since the first researches about Education in Brazil and other countries, like France. A selection of theoretical material was made and 52 academic papers were analyzed: amid these, 13 books, 21 book chapters, 12 essays published in periodicals, 04 Master s Thesis, 02 Doctorate Dissertations, besides 04 official documents, and 30 Nova Escola magazines from 2011 to 2013. The present study is based on the dialectical historical materialism, which is defined through discussions of human production and their constitutive nexus in history. As methodological procedures, the investigation was oriented through bibliographical research. As theoretical references, Ariés (1981), Badinter (1985), Cordié (1996), Bakhtin (1997) ), Patto (1999), Charlot (2000), Orlandi (2000), Fernández (2001), Bossa (2002), Brandão (2003), Laval (2004), Mészáros (2005) and others were used as contributions. The result of this research are reflections guided by the unveiling done through the analysis of Nova Escola Magazine: first, that school success belongs to those who can invest on it, those who study in schools that guaranty school success to families: the particular schools; second, that the silencing of failure, also present in the analyses, motivates the internalization of school success habitus alive in modern and capitalistic society, in the modern version as well as in contemporary.
Palavras-chave: Educação
Investimento
Família
Sucesso
Fracasso escolar
Education
Investment
Family
Success
School failure
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: DONENCIO, Maria Conceição Barbosa. EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: O SUCESSO ESCOLAR NO DISCURSO DA EDUCAÇÃO COMO INVESTIMENTO FINANCEIRO.. 2014. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1114
Data de defesa: 3-Set-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA CONCEICAO BARBOSA DONENCIO.pdf3,71 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.