Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1122
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Maíry Aparecida Pereira Soares-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757121P6por
dc.contributor.advisor1Ternes, José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9por
dc.contributor.referee1Roure, Glacy Queirós de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1por
dc.contributor.referee2Salomon, Marlon Jeison-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0631789010231492por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:53:17Z-
dc.date.available2015-02-19-
dc.date.issued2004-10-07-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Maíry Aparecida Pereira Soares. A DESGRAMATICALIZAÇÃO DO ENSINO DA LINGUA(GEM).. 2004. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2004.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1122-
dc.description.resumoEsta pesquisa cujo objeto é a Desgramaticalização do ensino da Língua(gem) propõe um ensino que possibilite ao aluno perceber a linguagem em sua essência, uma vez que ela está intrínseca a ele, por isso a delimitação do tema, pois questiona-se por que ainda se ensina a gramática tradicional, tal qual na idade clássica; se hoje no mundo moderno a ciência é puro produto do espírito moderno, e não tem raízes nem na prefiguração humana. Dessa forma, para o seu desenvolvimento com proficiência foi utilizada a pesquisa bibliográfica, tendo como referencial teórico os estudos dos gregos Platão, Apolônio e Dionísio sobre a gramática, além de obras de estudiosos como Foucault, Deleuze, Arnauld e Lancelot, Detienne, Elias, Bachelard dentre outros. Por conseguinte, na primeira parte tem-se a descrição das origens da gramática no mundo helenístico, no início como uma forma de analisar os princípios da linguagem, em seguida como uma nomenclatura gramatical que vai se enriquecendo e constituindo a gramática tradicional composta de fonologia, morfologia e sintaxe, a qual é o legado grego que subsidia os estudos da linguagem na idade clássica, sobretudo dos gramáticos de Port-Royal, com a Gramática Geral ou Razoada. Na Segunda parte, a desgramaticalização do ensino da língua(gem) cuja proposta é ensinar a língua a partir dos perfis dos alunos e não da gramática normativa. Na terceira parte, apontamentos de como se dá a prática do ensino da língua e as leis que o regulam, percebendo-se que ele ainda segue a vertente grega, ou seja a Gramática Tradicional. Por fim, as considerações finais que são reflexões iniciais de como o ensino da língua de forma desgramaticalizado pode ser a descoberta das faces secretas contidas na língua(gem).por
dc.description.abstractThis research which objet is the Desgramatização of the language suggests a teaching that possibility to the student to perceive the language in its essence, one time that it is intrinsic to the student. For this, the boundary of the theme, because discuss the traditional grammar s teach, such as in the classic age; if today in the modern world the science is a pure product of the modern spirit, and don t have roots neither in the human prefiguração. So, for its development with proficiency was utilised the biographical research, having as theorical reference the study of Greeks like Platao, Apolonio and Dionisio about grammar and other studious like Foucault, Deleuze, Arnauld and Lancelot, Detienne, Elias, Bachelard and other important studious. For this, in the first part has a description and origin of the grammar in the Hellenistic Word. In the beginning with one form of analyse of the language (origin), then as a nomenclature grammatical that going to grow rich and establishing the traditional grammar with phonology, morphology and syntax, which is the bequest Greek that subsists the study of language in the classic age, especially the grammarians of Port- Royal, with a Grammatical Geral ou Razoada. The second part is about the desgramaticalização of the language s teach, whose intension is to teach the language starting with the profile of the students and not of the Normative Grammar. In the third part, considerations of how to give the practice about the teach of the language and its rules that regulate, understand that it follow still the Greek slope, that is, the traditional grammar. For end, the last considerations are initial reflections of how the language s teach and the form desgramaticalizando can be discovery from the secret faces existent in the language.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:53:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAIRY APARECIDA PEREIRA SOARES RIBEIRO.pdf: 392688 bytes, checksum: 5fc8fff4fb58897a059a03c0e8a16c7f (MD5) Previous issue date: 2004-10-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4248/MAIRY%20APARECIDA%20PEREIRA%20SOARES%20RIBEIRO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectensinopor
dc.subjectgramáticapor
dc.subjectdesgramaticalizaçãopor
dc.subjectimaginaçãopor
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectteachingeng
dc.subjectgrammareng
dc.subjectdesgramaticalizaçãoeng
dc.subjectimaginationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA DESGRAMATICALIZAÇÃO DO ENSINO DA LINGUA(GEM).por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAIRY APARECIDA PEREIRA SOARES RIBEIRO.pdf383,48 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.