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Tipo do documento: Dissertação
Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DIRETORES ESCOLARES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM GOIÁS.
Autor: Rocha, Evelyn Aparecida Silveira 
Primeiro orientador: Siqueira, Teresa Cristina Barbo
Primeiro membro da banca: Ferreira, João Roberto Resende
Segundo membro da banca: Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
Resumo: O presente estudo situa-se no campo da gestão educacional e toma a formação continuada dos gestores escolares como objeto central. Os esforços são envidados no sentido de se compreender a problemática da formação a continuada oferecida aos gestores escolares nas escolas públicas de Educação Básica vinculadas à Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás situadas em Goiânia. Partimos da premissa de que a direção é uma dimensão da gestão, responsável pela articulação coletiva do projeto político-pedagógico e do processo de ensino-aprendizagem, numa perspectiva democrática. Dessa maneira, consideramos que o diretor das escolas de educação básica tem um papel relevante na constituição de um atendimento de qualidade, que contribua para assegurar a intermediação entre a educação escolar e as políticas em execução em cada governo. Nesse sentido, será importante a realização de tal pesquisa que nos possibilite, neste momento, compreender alguns dos paradoxos que constituem a Gestão Escolar enquanto política pública e campo de atuação profissional. Ao realizar a pesquisa bibliográfica para identificar a produção relativa à gestão educacional, constatamos que são escassos os estudos que analisam especificamente o perfil dos cursos de formação para se compreender suas formas, dificuldades e desafios, suas concepções, bem como as experiências exitosas. A partir dessa problematização, definimos o objetivo geral de compreender o trabalho, os cursos de formação continuada oferecidos aos diretores das escolas de educação básica vinculadas à Secretaria Estadual de Educação, na perspectiva dos próprios, e os objetivos específicos: 1) delinear as políticas e o currículo presentes nos cursos de formação continuada oferecidos pela Secretaria Estadual de Educação; 2) analisar concepções norteadoras da gestão educacional nas escolas e no âmbito das políticas da SEE; 4) contribuir para a tematização e análise do tema, bem como indicar elementos que possam subsidiar a elaboração e realização de cursos e programas de formação dos diretores escolares. A investigação pretende ter por base o método materialismo histórico e dialético, no qual o concreto é ponto de partida e de chegada (MARX, 2003). Sob essa ótica, o processo de pesquisa envolve um conhecimento dialético e crítico da realidade, o que significa dizer que a crítica e o conhecimento crítico são essenciais para uma prática transformadora, tanto no plano do conhecimento quanto no plano histórico-social. A pesquisa tem caráter quanti-qualitativa e contou com a participação de 32% de diretores da Rede Estadual de Educação de Goiás do município de Goiânia. Utilizamos o questionário semiestruturado, elaborado para a presente investigação, com 16 questões fechadas e 5 abertas que teve como meta compor, por meio dos dados coletados, uma gama de conhecimentos e informações que pudessem contribuir para a reflexão e a análise do objeto em estudo, pensando o curso em questão, junto aos diretores dele participantes. Os sujeitos pesquisados, ao pensar e refletir sobre a formação oferecida nesse curso, puderam registrar a realidade e ainda apresentar uma amostra dessa realidade nele vivida, o que propiciou à escrita da dissertação uma compreensão das questões postas pelo curso, pela formação e ainda sobre o cotidiano da gestão educacional. Na busca de interpretação dos dados coletados mediante a análise e revisão teórica, foi utilizada a Análise de Conteúdo entendida como mensagem seja ela verbal (oral ou escrita), gestual, silenciosa, figurativa, documental ou diretamente provocada . Foi opção da pesquisadora, pelo limite do tempo, analisar apenas as questões fechadas e será oportuno que as questões abertas sirvam de ponto de partida para outros pesquisadores ou para a própria pesquisadora para além desta dissertação.
Abstract: The present study lies in the field of educational management, aimed to analyze the ongoing training of school managers in the linked primary and secondary schools of Goiás State Education board located in Goiania. We assume that the direction is a dimension of management, responsible for collective articulation of the political-pedagogical project and the teaching-learning process in a democratic perspective. Thus, we consider that the principal of basic education schools have an important role in the formation of a quality service, to help to ensure the intermediation between school education and policies running on each government. In that sense, the need for such research is to understand some of the paradoxes that make up the school management as a public policy and professional field. While executing the literature search to identify the specific production and the educational management, we find that there are few studies that look specifically at continuing education courses which would allow the principals to understand its forms, difficulties and challenges, their conceptions as well as its successful experiences. We define as a general objective to understand the work and the training of educational principals in primary and secondary schools, and the specific objectives of: 1) outline the policies and the curriculum present in continuing education courses offered by the State Department of Education; 2) analyze guiding conceptions of educational management in schools and within the SDE policies; 3) contribute to the theming and theme analysis as well as display elements that can support the development and implementation of courses and training programs for school principals. The research sought to be based on historical materialism and dialectical method. Under this view, the research process involved a dialectical and critical knowledge of reality, which means that criticism and critical knowledge are essential for transforming practice, both in terms of knowledge, as in the historical-social plan. The research had quantitative and qualitative character and had the participation of 32% of principals of the Goiás State Education Department in the city of Goiânia. We used semi-structured questionnaire developed for this study, with 16 closed questions and five opened ones, its goal was to compose, through the collected data, a range of knowledge and information that could contribute to the reflection and analysis of the object under study, considering the ongoing issue, with principals who participated. Individuals surveyed when thinking and reflecting on the training offered in this course, could record the reality and still provide a sample of this reality lived in it, which led to an understanding of the questions posed by the course, training and even into the everyday of educational management. We conclude that there are training programs for principals, but there is still no public policy formation. In the search for interpretation of data collected from the analysis and theoretical review we used the content analysis. It was the researcher s option, by the time limit, to examine only closed questions and it would be appropriate if the opened questions served as a starting point for the research s continuity of their studies or for other researchers.
Palavras-chave: Formação Continuada
Formação do Diretor
Professor
Gestor
Políticas Públicas
Continuing Education
Training Director
Teacher
Educational Management Public Policy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: ROCHA, Evelyn Aparecida Silveira. A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DIRETORES ESCOLARES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM GOIÁS.. 2015. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1127
Data de defesa: 28-Feb-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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