Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1131
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Maria José Pereira de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6024677461586835por
dc.contributor.advisor1Baldino, José Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvpor
dc.contributor.referee1Siqueira, Teresa Cristina Barbo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7957583668480004por
dc.contributor.referee2Alves, Amone Inácia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4562850692564105por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:53:22Z-
dc.date.available2015-09-01-
dc.date.issued2015-06-12-
dc.identifier.citationDIAS, Maria José Pereira de Oliveira. Uneasiness on Professors at the Academy Brazilian: bibliographic demarcation in the investigative field of education.. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1131-
dc.description.resumoNesta dissertação, propõe-se a indagar sobre quais referências embasam os estudos acerca do Mal-Estar Docente Universitário no quadro das reconfigurações educacionais formatadas pelas orientações políticas neoliberais. Trata-se de um estudo exploratório de natureza crítico-qualitativo aportado em fontes teóricobibliográficas emoldurantes da problematização temática, expressão das sociedades contemporâneas. Recorreu-se às contribuições de Weber (1864-1920), Freud (2006), Déjours (1992), Birman (1999), Zaragoza (1999), Benedito et al. (1995) e Trein e Rodrigues (2011). Perquiriu-se também o Banco de Teses e Dissertações da Capes, o BDTD e os Periódicos RBE-Anped, Cedes, Cadernos de Pesquisas-Fundação Carlos Chagas-SP, Em Aberto- MEC-INEP, referentes ao período de 2000 a 2014, utilizando-se os filtros Mal-Estar, Mal-Estar Docente e Mal- Estar Docente Universitário. Questões importantes foram reveladas, entre elas, o número de trabalhos é maior sobre Mal-Estar Docente e menor quanto ao Mal-Estar Docente Universitário, o que denota uma temática pouco investigada. O seu caráter é interdisciplinar, perpassando as áreas da Educação, Psicanálise, Sociologia, Psicologia e Administração. Das palavras-chave recorrentes como Mal-Estar Docente na Educação Superior, Mal-Estar na Academia, Trabalho Docente, Precarização, Estresse Ocupacional, Trabalho Solitário, Produtivismo, sinalizam para o Mal-Estar Social. As perspectivas de transformação coletiva abstraem dos Professores a sua responsabilização como individualidade. Por isso fez-se alusão política à poética Meditação XVII, de John Donne, inspiradora de Ernest Hemingway no filme Por quem os sinos dobram? Por nós todos!por
dc.description.abstractIn this thesis, it is proposed to inquire about references which underlie the studies on the Uneasiness on Professors at the Academy in the context of educational reconfigurations formatted by neoliberal political orientations. It is an exploratory study of critical and qualitative nature contributed in focused theoretical and bibliographical sources of thematic questioning, expression of contemporary societies. We resorted to Weber s contributions (1864-1920), Freud (2006), Dejours (1992), Birman (1999), Zaragoza (1999), Benedict et al. (1995) and Trein and Roberts (2011).It also investigated meticulousnessly the Data of Thesis and Dissertations of Capes, the BDTD and RBE Journal - Anped, Cedes, books Research - Carlos Chagas Foundation-SP Plano Abrir - MEC-INEP, for the period of 2000-2014 using If the uneasiness teaching, Uneasiness Teaching and Professor Uneasiness. Important questions were revealed, among them, the number of jobs is greater for Uneasiness Teaching and less about the Uneasiness Professor Teaching, which denotes a subject little investigated. Its character is interdisciplinary, traversing the areas of Education, Psychoanalysis, Sociology, Psychology and Business Administration. The appellants keywords like Uneasiness Teaching in Higher Education, Uneasiness at the Academy, Teaching Work, Precarious, Occupational Stress, Work Alone, Productivism, signal to the Uneasiness Social Welfare. The prospects for collective transformation abstract Professor their accountability as individuality. It made allusion to political to the poetic Meditation XVII by John Donne, inspired Ernest Hemingway in the film For Whom the Bell Tolls? For all of us!eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:53:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIA JOSE PEREIRA DE OLIVEIRA DIAS.pdf: 824225 bytes, checksum: d5f4c04f1aff876470a0346c6997dc45 (MD5) Previous issue date: 2015-06-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4278/MARIA%20JOSE%20PEREIRA%20DE%20OLIVEIRA%20DIAS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMal-Estarpor
dc.subjectMal-Estar Docentepor
dc.subjectMal-Estar Docente Universitáriopor
dc.subjectPrecarizaçãopor
dc.subjectAnsiedade e Sofrimentopor
dc.subjectUneasinesseng
dc.subjectUneasiness Teachingeng
dc.subjectUneasiness on Professors at the Academyeng
dc.subjectPrecariouseng
dc.subjectAnxiety and Griefeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMAL-ESTAR DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMARCAÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO.por
dc.title.alternativeUneasiness on Professors at the Academy Brazilian: bibliographic demarcation in the investigative field of education.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA JOSE PEREIRA DE OLIVEIRA DIAS.pdf804,91 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.