Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1133
Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: OLHARES SOBRE AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Título(s) alternativo(s): Education and Cultural Diversity: glances on Fundamental School Curricular Orientations.
Autor: Silva, Sandriana Rodrigues da 
Primeiro orientador: Paiva, Wilson Alves de
Primeiro membro da banca: Baldino, José Maria
Segundo membro da banca: Felício, Eguimar Chaveiro
Resumo: Esta pesquisa, com o objetivo de analisar a Educação e Diversidade Cultural: olhares sobre as orientações curriculares do ensino fundamental, buscou compreender a valorização das culturas na sala de aula. Para tanto, fez-se necessária uma questão norteadora, que foi verificar os saberes contidos nas Matrizes Curriculares no que diz respeito à diversidade cultural na cidade de Marabá, sudeste do Pará. A pesquisa foi desenvolvida com a metodologia qualitativa, por meio de observação do cotidiano da escola, por meio de visita à escola durante três meses. O universo da pesquisa foi composto por 15 professores do ensino fundamental, que responderam a um questionário. O referencial teórico teve por base os Culturais, os estudos pós-coloniais e teorias do currículo. A pesquisa bibliográfica teve como apoio teórico Ribeiro (2006), Bhabha (2013), Silva (2013), Candau (2005; 2010), Mclaren (1997), Fleuri (2003) Moreira e Tadeu (2011), Lopes e Macedo (2002; 2011), Libâneo (2013). A partir de nossa análise e reflexão, constatamos que a diversidade cultural se faz presente nos documentos que norteiam a educação do município, como os Paramentros Curriculares Nacionais (PCNs), os Paramentros Curriculares Municipais do Municipio de Marabá (PCMM) o Plano Municipal de Educação ,(PME), o cotidiano da escola, porém, é indiferente à presença das diversas culturas na sala de aula e os professores reconhecem a dificuldade de lidar com as diferenças e a diversidade cultural, e consequentemente, de lidar com os diferentes.
Abstract: This research, whose aim was analyzing education and cultural diversity, intended to understand the valorization of different cultures in classrooms. It was necessary a guiding question to reach this aim, which is referred to the wisdoms enclosed in the curricular matrixes in what they are related to cultural diversity at Maraba city in southeast of the state of Para, Brazil. The research was developed following a qualitative methodology, which consisted in observation of everyday life of a school, by means of visiting it during three months, and of a questionary, responded by fifteen teachers. Theoretical references were the Cultural Studies, the Post-colonial Studies and the Curriculum Theories. The bibliographical research had theoretical support by Ribeiro (2006), Bhabha (2013), Silva (2013), Candau (2005, 2010), Mclaren (1997), Fleury (2003), Moreira and Tadeu (2011), Lopes and Macedo (2002; 2011), Libâneo (2013). As a result of our analyses and reflections we found out that cultural diversity is present on documents that guide education at the county, like National Curriculum Parameters (PCNs), Curriculum Parameters of Maraba City (PCMM) and the County Educational Plan (PME); everyday life of the school, however, is indifferent to the presence of different cultures in classroom and teachers recognize their own difficulties to deal with differences and cultural diversity and, consequently, to deal with different people.
Palavras-chave: Diversidade cultural
Multiculturalismo
Educação
Currículo
Cultural diversity
Multiculturalim
Education
Curriculum
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: SILVA, Sandriana Rodrigues da. Education and Cultural Diversity: glances on Fundamental School Curricular Orientations.. 2015. 203 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1133
Data de defesa: 28-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANDRIANA RODRIGUES DA SILVA.pdf4,9 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.