Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1134
Tipo do documento: Dissertação
Título: A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM.
Autor: Santiago, Alessandra Cristina Santos 
Primeiro orientador: Paiva, Wilson Alves de
Primeiro membro da banca: Libâneo, José Carlos
Segundo membro da banca: Melo, Keila Matida de
Resumo: O presente estudo tratou da relação entre o livro didático de Língua Portuguesa e o ensino da linguagem escrita segundo a perspectiva do letramento. O estudo justificou-se, por um lado, pela constatação de crescentes dificuldades de pessoas escolarizadas em usar adequadamente a escrita em contextos sociocomunicativos distintos e, por outro, pela importância do livro didático em sala de aula como um instrumento regulador da ação pedagógica. A pesquisa buscou a compreensão de como as orientações de atividades de prática de linguagem (leitura e produção textual) propostas nos livros didáticos de Língua Portuguesa do PNLD-2014 contribuem para a aquisição da linguagem escrita como uma atividade cultural de interação social. Para esse fim, optamos pelo procedimento de pesquisa qualitativa na forma de pesquisa documental. A análise fundamentou-se nas contribuições de Vygotsky e Bakhtin acerca da linguagem e nos estudos sobre o letramento segundo Soares, Kleiman e Rojo. Os resultados da pesquisa indicaram que os livros didáticos da Língua Portuguesa, apesar de adotarem concepções de linguagem que consideram a língua de forma discursiva, ainda propõem atividades que não favorecem a formação de um leitor e escritor crítico e reflexivo.
Abstract: The present study dealt with the relation between the Portuguese Language Textbook and the Written Language Teaching according to the literacy perspective. The study is justified, on the one hand, by finding the increasing difficulties of educated people in using writing, adequately, in different sociocommunicative environments, and on the other hand, by the importance of the textbook in the classroom as a regulatory tool of the pedagogical action. The research tried to understand how the language practice activities guidelines (reading and text production) proposed in the Portuguese Language Textbooks of the PNLD-2014 contribute to the acquisition of the written language as a cultural activity of social interaction. For this purpose, we chose to perform a qualitative research in the form of documentary research. The Analysis was based on the contributions of Vygotsky and Bakhtin about language and studies on literacy according to Soares, Kleiman and Rojo. The research results indicated that the Portuguese Language Texbooks, although adopting language conceptions that consider the language in its discursive form, yet, propose activities which do not favor the formation of a critical and reflexive reader and writer.
Palavras-chave: Ensino da escrita
Livro Didático
Produção textual
Teaching of writing
Textbook
Text production
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: SANTIAGO, Alessandra Cristina Santos. A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM.. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1134
Data de defesa: 21-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALESSANDRA CRISTINA SANTOS SANTIAGO.pdf2,72 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.