Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1134
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantiago, Alessandra Cristina Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2189052637732717por
dc.contributor.advisor1Paiva, Wilson Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7384413996427337por
dc.contributor.referee1Libâneo, José Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9por
dc.contributor.referee2Melo, Keila Matida de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6263655046166303por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:53:23Z-
dc.date.available2015-10-21-
dc.date.issued2015-08-21-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Alessandra Cristina Santos. A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM.. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1134-
dc.description.resumoO presente estudo tratou da relação entre o livro didático de Língua Portuguesa e o ensino da linguagem escrita segundo a perspectiva do letramento. O estudo justificou-se, por um lado, pela constatação de crescentes dificuldades de pessoas escolarizadas em usar adequadamente a escrita em contextos sociocomunicativos distintos e, por outro, pela importância do livro didático em sala de aula como um instrumento regulador da ação pedagógica. A pesquisa buscou a compreensão de como as orientações de atividades de prática de linguagem (leitura e produção textual) propostas nos livros didáticos de Língua Portuguesa do PNLD-2014 contribuem para a aquisição da linguagem escrita como uma atividade cultural de interação social. Para esse fim, optamos pelo procedimento de pesquisa qualitativa na forma de pesquisa documental. A análise fundamentou-se nas contribuições de Vygotsky e Bakhtin acerca da linguagem e nos estudos sobre o letramento segundo Soares, Kleiman e Rojo. Os resultados da pesquisa indicaram que os livros didáticos da Língua Portuguesa, apesar de adotarem concepções de linguagem que consideram a língua de forma discursiva, ainda propõem atividades que não favorecem a formação de um leitor e escritor crítico e reflexivo.por
dc.description.abstractThe present study dealt with the relation between the Portuguese Language Textbook and the Written Language Teaching according to the literacy perspective. The study is justified, on the one hand, by finding the increasing difficulties of educated people in using writing, adequately, in different sociocommunicative environments, and on the other hand, by the importance of the textbook in the classroom as a regulatory tool of the pedagogical action. The research tried to understand how the language practice activities guidelines (reading and text production) proposed in the Portuguese Language Textbooks of the PNLD-2014 contribute to the acquisition of the written language as a cultural activity of social interaction. For this purpose, we chose to perform a qualitative research in the form of documentary research. The Analysis was based on the contributions of Vygotsky and Bakhtin about language and studies on literacy according to Soares, Kleiman and Rojo. The research results indicated that the Portuguese Language Texbooks, although adopting language conceptions that consider the language in its discursive form, yet, propose activities which do not favor the formation of a critical and reflexive reader and writer.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:53:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALESSANDRA CRISTINA SANTOS SANTIAGO.pdf: 2787104 bytes, checksum: 5eed1eccf65f189135cb621c0cfa39b9 (MD5) Previous issue date: 2015-08-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4236/ALESSANDRA%20CRISTINA%20SANTOS%20SANTIAGO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino da escritapor
dc.subjectLivro Didáticopor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectTeaching of writingeng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectText productioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO O ENSINO DA LINGUAGEM.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALESSANDRA CRISTINA SANTOS SANTIAGO.pdf2,72 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.