Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1141
Tipo do documento: Dissertação
Título: A História do Risco - Gênese do Pensamento Estatístico e o Ensino de Estatística na Universidade
Autor: Moura, Antonio Gonçalves de 
Primeiro orientador: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Primeiro membro da banca: Libâneo, José Carlos
Segundo membro da banca: Seraphin, José Carlos
Resumo: Diante das transformações tanto de ordem científica quanto técnica na sociedade atual, é inevitáavel a necessidade de espaços que permitam as pessoas analisar e con- textualizar informações, de modo que elas incorporem às suas próprias experiências. Aliado a estas necessidades nos propomos a desenvolver este trabalho iniciando pela história do risco-gênese do pensamento estatístico, por entendermos ser este o início de sua trajetória. O objetivo deste trabalho é investigar e analisar os conteúdos e as perspectivas conceituais, metodológicas e didáticas presentes nos programas tra- balhados pelos professores da disciplina Estatística considerando estes aspectos que nos propomos investigar, procuramos estabelecer o destacado papel da estatística na formação dos estudantes em suas respectivas áreas de conhecimento, numa perspec- tiva metodológica e didática que proporcione um processo de ensino que leve o aluno a identificar procedimentos para pensar, estabelecer novas formas de conexões entre elas e de incorporar esses conhecimentos às suas futuras experiências profissionais. Aqui não estamos propondo o rompimento com os paradigmas da estatística clássica, nem a imersão total à estatística Bayesiana, mas um conhecimento, ao ponto de se manejar situações reais em um ou outro destes enfoques, considerando como ne- cessário a aprendizagem significativa por parte do aluno. Para a realização destes estudos recorremos ao estudo de caso do Departamento de Matemática e Física da Universidade Católica de Goiás envolvendo a história, evolução e desenvolvimento dos conteúdos da disciplina estatística no curso de Matemática, sua situação atual, e uma proposta para ministrar essa disciplina num curso de graduação dentro de uma abordagem não apenas tradicional, mas que leve o aluno a reflexão e proporcione uma aprendizagem dentro do contexto social em que se desenvolve o ensino.
Palavras-chave: Estatística
ensino
ensino superior
metodologia
Universidade Católica de Goiás
Risco estatístico
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: MOURA, Antonio Gonçalves de. A História do Risco - Gênese do Pensamento Estatístico e o Ensino de Estatística na Universidade. 2005. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1141
Data de defesa: 29-Set-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonio Goncalves de Moura.pdf419,96 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.