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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1143
Tipo do documento: Dissertação
Título: O BRINQUEDO COMO EXPERIÊNCIA NA INFÂNCIA.
Autor: Rodrigues, Maria da Guia Alves 
Primeiro orientador: Roure, Glacy Queirós de
Primeiro membro da banca: Cavalcante, Cláudia Valente
Segundo membro da banca: Araújo, Denise Silva
Resumo: O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Cultura e Educação, tem como objeto de estudo o brinquedo como experiência na infância. É uma pesquisa de cunho bibliográfico e tem Walter Benjamin como sua principal referência. Procurouse articular as histórias da infância e do brinquedo, a partir, especialmente, das obras História social da criança e da família e História do brinquedo e dos jogos: brincar através dos tempos de Philipe Ariès e Michel Manson, respectivamente, e apreender como os conceitos de infância e brinquedo foram criados e modificados à medida que a criança adentrou no universo escolar. A escola, que se constituiu a partir de necessidades ligadas à criança escolar , merece destaque por se tratar de um local onde o brinquedo foi ressignificado a partir de uma perspectiva voltada ao ensino-aprendizagem. O conceito de experiência foi problematizado a partir das reflexões de Walter Benjamin e de John Dewey (2010). Objetivou-se, a partir destas, pensar o brinquedo como espaço de experiência, seja como ato de criação, seja como instrumento de aprendizagem. Ao final, pretende-se afirmar que o objeto brinquedo , companheiro da infância, é um elemento com muitas possibilidades, entre elas a de possibilitar experiência, isso quando a criança pode exercer com total liberdade e criatividade a atividade do brincar.
Abstract: This work, inscribed in the line of research Education and Culture, has as study object the toy as childhood experience. It is a bibliographic nature of research and has Walter Benjamin as the main reference. He tried to articulate the stories of childhood and toys, from, especially, the works "childs social history and family" and "History of the toy and games: play through the ages" of Philippe Aries and Michel Manson, respectively and learn how the concepts of childhood and toys were created and modified as the child entered the school universe. The school, which was constituted as needs related to the child "school", deserves mention because it is a place where the toy was reframed from a focused approach to teaching and learning. The concept of experience was questioned from the reflections of Walter Benjamin and John Dewey (2010). The objective of from these, think the toy as space experience, either as an act of creation, whether as a learning tool. At the end, we intend to state that the object "toy", childhood companion, is an element with many possibilities, including that of possible experience, that when the child can exercise with total freedom and creativity the activity of play.
Palavras-chave: Brinquedo
Infância
Experiência
Toy
Childhood
Experience
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: RODRIGUES, Maria da Guia Alves. O BRINQUEDO COMO EXPERIÊNCIA NA INFÂNCIA.. 2015. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1143
Data de defesa: 28-Aug-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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