Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1146
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Marcon, Mary Aurora da Costa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3383787516669594 | por |
dc.contributor.advisor1 | Peixoto, Joana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5636200472384576 | por |
dc.contributor.referee1 | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7087050865236814 | por |
dc.contributor.referee2 | Araújo, Cláudia Helena dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8571856189474847 | por |
dc.contributor.referee3 | Zanini, Daniela Sacramento | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8399407321735975 | por |
dc.date.accessioned | 2016-07-27T13:53:41Z | - |
dc.date.available | 2015-11-27 | - |
dc.date.issued | 2015-09-02 | - |
dc.identifier.citation | MARCON, Mary Aurora da Costa. The relations between technology and education in academics production and teachers training at Proinfo.. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1146 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho, vincula-se à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-GO e tem por objetivo analisar como são abordadas as relações entre tecnologias e educação nas produções acadêmicas sobre a formação de professores no Proinfo. O levantamento bibliográfico refere-se às produções científicas publicadas nos periódicos nacionais, nos Programas de Pós- Graduação em Educação e no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa parte do seguinte questionamento: Como se caracteriza a produção acadêmica que possui como tema a formação de professores no ProInfo, no que diz respeito às relações entre tecnologias e educação? Com base na problematização, realizamos uma pesquisa bibliográfica do tipo inventariantedescritiva, por meio da análise sistemática das teses, dissertações e artigos no período de 2000 a 2012. Para o levantamento bibliográfico das teses partimos dos estados do conhecimento realizados por Barreto (2006) e Araújo (2008) e complementamos com o Banco de dados do portal da CAPES, utilizando os descritores ProInfo e Formação de Professores . Foram mapeados 8 (oito) artigos, 19 (dezenove) dissertações, 2(duas) teses que discutem a formação de professores para o ProInfo. Fundamentamos a pesquisa nas abordagens teóricas de Barreto (2001, 2003), Alonso (2008), Cysneiros (2001), que discutem a formação de professores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Quanto às teorias educacionais, tomamos como referência Saviani (2011, 2013). A análise dos dados se baseou em categorias emergentes dos estudos de Feenberg (2010, 2012) sobre as tecnologias e Peixoto (2012, 2015) sobre a relação entre tecnologias e educação. Identificamos a predominância de estudos fundamentados nas abordagens instrumental e determinista e a tendência à adoção do discurso de caráter pós-moderno no aspecto quanto às concepções de tecnologias e educação nas produções acadêmicas sobre formação de professores no ProInfo. | por |
dc.description.abstract | The present work is linked to the Research "Theories of Education and Pedagogic Processes" of the Posgraduate Program in Education of the Catholic University of Goiás - PUC-GO and aims to analyze how the relation between technology and education is being discussed in the academic productions about the teacher´s training at Proinfo. The bibliographical survey refers to the scientific productions published at the national periodic, on the Post Graduate Program in Education and on the Coordination of Improvement for People with Higher Education´s website (CAPES). The research originates from the following question: How is de development of the academic research in which the theme is the teacher´s training at ProInfo, regarding its relation between the technology and education? Based on the speculation, a bibliographic search of the type executor-descriptive has been conducted, through systematic analysis of theses, dissertations and articles from the period of 2000 to 2012. For the bibliographical survey of the theses starting from the states of knowledge held by Barreto (2006) and Araujo (2008) and complementing with the Bank of CAPES portal data by using the descriptors "ProInfo" and "Teacher´s Training" There has been mapped 8 (eight) articles, 19 (nineteen) dissertations and two (2) theses that discuss the teacher´s training for ProInfo. We based the research on the theoretical approaches of Barreto (2001, 2003), Alonso (2008), Cysneiros (2001), that discuss the training of teachers for the use of Information and Communication Technologies (ICT). As for the educational theories, it was taken as reference Saviani (2011, 2013). The analysis of data was based on emerging categories of study of Feenberg (2010, 2012) on the technologies, and Peixoto (2012, 2015) on the relation between technology and education. There has been identified the prevalence of studies based on instrumental and deterministic approaches and the trend toward the use of a postmodern kind of speech in the aspect regarding the conceptions of technology and education in the academic productions about teacher´s training at ProInfo. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-07-27T13:53:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARY AURORA DA COSTA MARCON.pdf: 1463558 bytes, checksum: b5a2b4b0828589f4ad9c6e42bd6e447a (MD5) Previous issue date: 2015-09-02 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://localhost:8080/tede/retrieve/4399/MARY%20AURORA%20DA%20COSTA%20MARCON.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | por |
dc.publisher.program | Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação de Professores | por |
dc.subject | ProInfo | por |
dc.subject | Tecnologias e Educação | por |
dc.subject | Teachers Training | eng |
dc.subject | ProInfo | eng |
dc.subject | Education and Technology | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | AS RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROINFO. | por |
dc.title.alternative | The relations between technology and education in academics production and teachers training at Proinfo. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARY AURORA DA COSTA MARCON.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.