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Tipo do documento: Dissertação
Título: Concepção de gestão e organização pedagógica em documentos oficiais sobre escola de tempo integral
Autor: Honorato, Vânia Maria de Carvalho 
Primeiro orientador: Zanatta, Beatriz Aparecida
Primeiro membro da banca: Libâneo, José Carlos
Segundo membro da banca: Limonta, Sandra Valéria
Resumo: Esta pesquisa investiga as concepções de gestão e organização da escola de tempo integral do Programa Mais Educação e da proposta da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, e suas relações com as orientações dos Organismos Internacionais. Implementado nas escolas públicas a partir de 2007, o Programa Mais Educação tornou-se objeto de análise por ser o seu principal objetivo a indução da ampliação da jornada escolar. A fundamentação teórica pautou-se na contribuição de autores como Cavaliere (2000, 2007, 2009, 2010); Dourado (1998); Libâneo (1998, 2001, 2004, 2007, 2008, 2011, 2012, 2013); Limonta (2011, 2013); Maurício (2004, 2009, 2013); Paro (1986, 1996, 1988, 2006, 2007, 2009, 2010, 2011); Sander (1995, 2007); Saviani (2002, 2005); Souza (2006); Evangelista e Shiroma (2006); Shiroma, Garcia e Campos (2011); Teixeira (1961, 1964, 1997), entre outros. A proposta de investigação foi direcionada para as seguintes questões: Quais são as concepções de gestão e organização escolar do Programa Mais Educação e em que aspectos apresentam correspondências com as propostas preconizadas pelos Organismos Internacionais? Quais as orientações do Programa Mais Educação para a gestão e organização das atividades pedagógicas para escola pública brasileira de tempo integral? Que práticas de gestão escolar e organização pedagógica, explicitadas nas pesquisas acadêmicas, demonstram vínculos entre o Programa Mais Educação, a proposta da Secretaria Estadual de Educação de Goiás e as orientações preconizadas pelos Organismos Internacionais? Quais as relações entre essas políticas para escola de tempo integral? Os objetivos da pesquisa foram: a) Compreender as concepções de organização escolar e gestão do Programa Mais Educação e da Secretaria Estadual de Educação de Goiás, analisando seus impactos na escola pública de tempo integral e suas relações com as orientações dos Organismos Internacionais; b) Apreender do Programa Mais Educação e das Diretrizes da Secretaria Estadual de Educação de Goiás a concepção de gestão e organização das Escolas de Tempo Integral (ETIs); c) Demonstrar com base na pesquisa bibliográfica, traços das atuais práticas de gestão em escolas de tempo integral que expressam impactos no cotidiano escolar, orientados pelos Organismos Internacionais. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica abrangeu o período de 2006 a 2014, tendo como fonte o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a busca de artigos na Scientific Electronic Library On-Line (SciELO). Foram selecionados para análise documentos publicados pelo Ministério da Educação (MEC), pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (SEDUCE-GO), pelo Banco Mundial e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Na análise dos dados recorremos às orientações de Bogdan & Biklen (1994) para a categorização e sistematização, delineando-se as seguintes temáticas: 1. Concepções de educação integral; 2. Gestão e organização da escola pública brasileira de tempo integral; 3. Intencionalidades políticas e desafios frente às finalidades da educação, a gestão e organização pedagógica da escola de tempo integral. As análises revelaram dificuldades na gestão e organização pedagógica da escola pública brasileira de tempo integral, influenciadas por políticas educacionais compensatórias e de acolhimento social.
Abstract: This research investigates the views of management and organization of the full-time school in the More Education Program (Programa Mais Educação) and the proposal of the State Department of Education, Culture and Sports of Goiás (Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás) and its relations with the guidelines of the International Organizations. Implemented in the public schools since 2007, the More Education Program has become object of analysis due to the fact that its main purpose is to induce the extension of the school day. The theoretical framework that guided this study was based on the contribution of the following authors: Cavaliere (2000, 2007, 2009, 2010); Dourado (1998); Libâneo (1998, 2001, 2004, 2007, 2008, 2011, 2012, 2013); Limonta (2011, 2013); Maurício (2004, 2009, 2013); Paro (1986, 1996, 1988, 2006, 2007, 2009, 2010, 2011); Sander (1995, 2007); Saviani (2002, 2005); Souza (2006); Evangelista e Shiroma (2006); Shiroma, Garcia e Campos (2011); Teixeira (1961, 1964, 1997), and others. The proposed research was focused on the following issues: What are the conceptions of school management and organization of the More Education Program and in what ways they have correspondences with the recommendations issued by International Organizations? What are the guidelines of the More Education Program for the management and organization of educational activities to the Brazilian full-time public school? Which practices of school management and pedagogical organization, explained in academic research, demonstrate links among the More Education Program, the proposal of the State Department of Education, Culture and Sports of Goiás and the guidelines of the International Organizations? What are the connections between these policies and the full-time school? The aims of this study were: a) Understanding the concepts of school management and organization of the More Education Program and the State Department of Education of Goiás, analyzing their impact on full-time public school and its relations with the guidelines of International Organizations; b) Learning the management and organization conception of the full-time schools from the More Education Program and from the guidelines of the State Department of Education of Goiás; c) Demonstrating, based on literature research, traces of current management practices in full-time schools that express impacts in everyday school life, guided by the International Organizations. Data was obtained through literature and documents research. The literature research covers the period 2006- 2014, and its source was the Bank of Theses and Dissertations of Higher Education Personnel Training Coordination (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES). The search for academic essays was made on Scientific Electronic Library On-Line (SciELO). Documents selected for this study were published by Ministry of Education (Ministério da Educação MEC), by State Department of Education, Culture and Sports of Goiás (Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás SEDUCE-GO), by World Bank (Banco Mundial) and by United Nations Educational, Scientific, Cultural Organization - UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura UNESCO). In the data analysis we used the guidance of Bogdan & Biklen (1994) to the categorization and systematization, outlining the following thematic: 1. Conceptions of full-time education; 2. Management and organization of the Brazilian full-time public school; 3. Policy intentions and challenges facing the purposes of education, management and pedagogical organization of full-time school. Analyses revealed difficulties in the management and organization of the Brazilian full-time public school, influenced by compensatory educational policies, as wel as social care policies.
Palavras-chave: Educação integral
Políticas de educação integral no Brasil
Gestão e organização da escola de tempo integral
Full-time education
Full-time education policies in Brazil
Management and organization of full time school
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Honorato, Vânia Maria de Carvalho. Concepção de gestão e organização pedagógica em documentos oficiais sobre escola de tempo integral. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1147
Data de defesa: 20-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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