Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1149
Tipo do documento: Dissertação
Título: MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O USO DAS TIC NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Autor: Santos, Marieunice Pereira Campos dos 
Primeiro orientador: Siqueira, Teresa Cristina Barbo
Primeiro membro da banca: Peixoto, Joana
Segundo membro da banca: Ferreira, João Roberto Resende
Resumo: Esta dissertação objetiva refletir sobre as pesquisas relacionadas a políticas educacionais para inserção das tecnologias na educação básica. Busca-se compreender essa política a partir dos fenômenos históricos da sociedade no sistema econômico. A partir de um olhar epistemológico da técnica e da tecnologia, percebese que ambas foram inseridas no processo de acumulação do capital, como um dos meios do processo de reestruturação do trabalho e posteriormente trouxe desdobramentos para a educação Assim, esta pesquisa buscou apreender as contradições sobre a política de informática na educação escolar, associada a política de desenvolvimento no Brasil a partir da década de 1960 a 1980, numa perspectiva histórico e dialética. A pesquisa é de cunho bibliográfico e abordagem qualitativa. Foi desenvolvida a partir do mapeamento das produções acadêmicas disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, em que buscou-se conhecer os que dizem as pesquisas sobre políticas públicas brasileiras para inserção das tecnologias na educação básica. O estudo demonstrou a ênfase das pesquisas ao trato das questões pedagógicas, técnicas e operacionais, de implantação e implementação das políticas para melhorias dos resultados educacionais, assim como, a ênfase à formação de professores. Percebeu-se a ausência de discussões sobre o sentido político relacionado ao uso das TICs como desdobramento dos interesses do capital em inserir a escola no âmbito da produtividade.
Abstract: This dissertation aims to reflect on the research related to educational policies for integration of technology in basic education. Try to understand this policy and understand them from the historical phenomena of society in the economic system. From an epistemological look of technique and technology, it is clear that both were included in the capital accumulation process, as one of the labor restructuring process means and later brought consequences for education. Thus, this research aimed to apprehend the contradictions on information technology policy in school education, associated with development policy in Brazil from the 1960 to 1980 no Brazil, a historical and dialectical perspective. The research is of bibliographical nature and qualitative approach. It was developed from the mapping of the academic productions available on the Digital Library of Theses and Dissertations, in which we sought to know the saying research on Brazilian public policies for inclusion of technology in basic education. The study showed the emphasis of the research to the treatment of educational, technical and operational deployment and implementation of policies for improvement of educational outcomes, as well as the emphasis on teacher training. It was noticed the absence of discussions about the political meaning related to the use of ICTs as a development of the capital interests in entering the school as part of productivity.
Palavras-chave: Políticas Educacionais
técnica e Tecnologias
pesquisa e educação
Educational Policy
technique and technology
research and education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: SANTOS, Marieunice Pereira Campos dos. MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O USO DAS TIC NA EDUCAÇÃO BÁSICA.. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1149
Data de defesa: 8-Out-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIEUNICE PEREIRA CAMPOS DOS SANTOS.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.