Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1151
Tipo do documento: Dissertação
Título: O DESVELAMENTO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS.
Título(s) alternativo(s): The unveiling of the Todos Pela Educação Movement and its consequences in Educational Policy at Goiás state.
Autor: Pires, Emília Cristine 
Primeiro orientador: Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
Primeiro membro da banca: Siqueira, Teresa Cristina Barbo
Segundo membro da banca: Freitas, Revalino Antonio de
Resumo: Este estudo busca desvelar o Movimento Todos Pela Educação (TPE) e analisar seus desdobramentos na política educacional do estado de Goiás. Para tanto, vários questionamentos emergiram no processo inicial da investigação: como e por quem o TPE foi pensado? Em que pressupostos teóricos os fundadores do TPE se basearam para a elaboração de suas metas? Como o TPE passa a constituir-se em política pública de educação no estado de Goiás? Em que medida o discurso defendido pelos defensores do TPE ganhou hegemonia no país e, de forma específica, em Goiás?A análise desta pesquisa pautou-se por uma aproximação ao Método Materialista Histórico e Dialético e pelas categorias e referencial teórico de Antonio Gramsci. A aproximação com o Método Materialista Histórico e Dialético buscou apreender a totalidade, isto é, as mediações e as transformações da realidade objetiva, num período histórico concreto e determinado no qual o TPE está inserido. O TPE expressa as ideias e os valores da classe hegemônica, baseados nos ideais do neoliberalismo e da Terceira Via, que objetivam uma educação para o consenso sobre os sentidos de democracia, cidadania, ética e participação social condizentes com os interesses privados do grande capital.
Abstract: This study sought to unveil the Movement Todos Pela Educação and analyze its consequences in the educational policy of the state of Goiás. Therefore, many questions emerged in the initial process of the investigation, which were: how and by whom the TPE has been thought? In which theoretical assumptions the founders of TPE were based the preparation of its goals? As the TPE shall constitute an educational public policy in the state of Goiás? To what extent the discourse defended by TPE advocates gained hegemony in the country and specifically in Goiás? The analysis of this research was marked by an approach to the Materialistic and Dialectical Method History and the categories and theoretical Antonio Gramsci. This approach to the materialist method Historical and Dialectical sought to seize the whole, that is, mediations and transformations of objective reality in a particular historical period and determined where the TPE is inserted.The TPE expresses the ideas and values of the hegemonic class based on the ideals of neoliberalism and the Third Way that aims education for consensus on the way of democracy, citizenship, ethics and social participation consistent with the private interests of big business.
Palavras-chave: Todos Pela Educação
Empresários
Política Educacional
All for Education
businessmen
Educational policy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: PIRES, Emília Cristine. The unveiling of the Todos Pela Educação Movement and its consequences in Educational Policy at Goiás state.. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1151
Data de defesa: 10-Dez-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMILIA CRISTINE PIRES.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.