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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1152
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Concepções de didática nas pesquisas sobre formação de professores de matemática na região Centro-Oeste (2005 a 2012) |
Autor: | Leal, Marcia Rodrigues |
Primeiro orientador: | Zanatta, Beatriz Aparecida |
Primeiro membro da banca: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
Segundo membro da banca: | Limonta, Sandra Valéria |
Resumo: | Esta dissertação analisa a concepção de Didática das pesquisas sobre formação de professores de Matemática no Centro-Oeste do Brasil. O problema que se buscou esclarecer foi que concepções de Didática fundamentam as teses e dissertações sobre formação de professores de Matemática dos programas de pós-graduação em Educação, Educação Matemática, Educação-Ensino em Ciências e Matemática, entre 2005 e 2012. Para o esclarecimento dessa questão, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, na modalidade estado do conhecimento, na qual encontraram-se 20 (vinte) trabalhos relacionados ao tema da investigação. A pesquisa foi norteada pelas seguintes questões: 1) O que revelam as pesquisas sobre as implicações da Didática na formação do professor de Matemática? 2) Para que níveis de ensino (infantil, fundamental, médio ou superior) essas pesquisas e estudos têm se voltado e como se distribuem pela região em relação às universidades, programas e linhas de pesquisas? 3) Que autores têm sido pesquisados com mais frequência na região Centro-Oeste a respeito dessa temática? 4) Que bases teórico-conceituais da Didática predominam como fundamentos desses estudos e pesquisas? Buscou-se, para essa pesquisa, aporte teórico nas contribuições de Libâneo (1996, 2010, 2013), Candau (1982, 1984, 2014), Lorenzato e Fiorentini (2009), Fiorentini (2004, 2005), D Ambrósio (1993, 2000) e Davydov (1982, 1988). A constituição do corpus da pesquisa foi realizada a partir dos acervos dos bancos de dados dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Educação Matemática, Educação-Ensino em Ciências e Matemática. Na análise dos dados foram adotadas as orientações de Bogdan&Biklen (1994) para a categorização e sistematização dos dados, delineando-se às seguintes temáticas: Didática, formação do professor de Matemática e Educação Matemática. A análise apontou a necessidade de ampliar a compreensão das Concepções de Didática no conjunto das ações do processo de formação dos professores de Matemática. Compreensão essa que possa trazer à tona as ações didáticas que estão sendo desenvolvidas no enfrentamento dos dilemas da profissão, ressignificando, assim, a tarefa do professor. |
Abstract: | This dissertation analyzes the Didactics concept of the researches about Mathematics teachers formation in the Midwest of the Brazil. The problem that sought to clarify was thatDidactic concepts underlying theses and dissertations about mathematics teachers formation of the Education postgraduate programs, Education-Teaching of Sciencies and Mathematics, between 2005 and 2012. For the clarification of this question, it was realized a literature search, in the form knowledge state, which found twenty (20) works related to the subject of the investigation. The research was guided by the following questions: 1) What does the researchesreveal about the Didacticon the Mathematics teachers formation? 2) For what levels of education(kindergarten, elementary, middle or university) these researches and studies have turned and how they are distributed throughout the region in relation to universities, programs and researchlines? 3) What authors have been researched more often in the Midwest about this theme? 4) What theoretical and conceptual Didactic bases predominate as fundamentals of these studies and researches? It sought up to this research, theoretical support in the contributions of Libâneo (1996, 2010, 2013), Candau (1982, 1984, 2014), and LorenzatoFiorentini (2009), Fiorentini (2004, 2005), D Ambrosio (1993, 2000) and Davydov (1982, 1988). The constitution of the corpus of the research was carried out from the collections of databases of Graduate Programs in Education, Mathematics Education, Education - Teaching of Science and Mathematics. In analyzing the data were adopted guidelines Bogdan&Biklen (1994) to the categorization and systematization of data, outlining to the following themes: Didactic, formation of Mathematics teacher and Mathematics Education. The analysis pointed out the need to broaden the understanding of the Didactic conceptions in all the actions of mathematics teacher education process. Comprehension that it can bring out the didactic actions that are being developed to face the professiondilemmas, giving a new meaning, like this, the teacher s task. |
Palavras-chave: | Didática Formação do professor de matemática Didática da matemática Educação matemática Didactic Mathematics teacher formation Mathematics didactic Mathematics education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | LEAL, Marcia Rodrigues. Concepções de didática nas pesquisas sobre formação de professores de matemática na região Centro-Oeste (2005 a 2012). 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1152 |
Data de defesa: | 3-Set-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MARCIA RODRIGUES LEAL.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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