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Tipo do documento: Dissertação
Título: MICRO E PEQUENA EMPRESA: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE
Autor: Oliveira, Almir Ferraz de 
Primeiro orientador: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Primeiro membro da banca: Schultz, Lenita Maria Junqueira
Segundo membro da banca: Mascarenhas, ângela Cristina Belém
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral descrever a experiência do Projeto Metrópole, fruto da parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás Sebrae e a Associação Goiana da Micro e Pequena Empresa AGPE. O Sebrae se propõe a mediar um processo pedagógico contraditório de formação política de consciência de classe que cria e move sujeitos sociais, propondo, uma formação técnica dos trabalhadores na perspectiva do aumento da produtividade do trabalho. A hipótese que vem se confirmando é a de que, em que pese o ardil do capitalismo transnacional, tal experiência significa um importante espaço de ampliação da política na perspectiva da democratização do Estado e da sociedade. A relevância social do tema encontra-se no alto índice de mortalidade das empresas formais, estimado em cinqüenta por cento nos dois primeiros anos de vida. Compreender quais processos educativos empresariais existem e as contradições entre a oferta e o acesso pelos empreendedores foi objeto da presente investigação, que constou do seguinte: descrição do conceito de empresário de micro e pequena empresa, os reflexos do Estado neoliberal e da reestruturação produtiva na formatação das micro e pequenas empresas, o Projeto Metrópole, o papel do Sebrae e qual política pública fundamenta sua ação. Para o estudo do assunto, foram utilizados como referenciais teóricos as contribuições de Enguita (1989), Marx (1975), Montaño (1999), Freire (1977). Foi adotado como trajetória de investigação o método do materialismo dialético. Do ponto de vista da forma de abordagem do objeto, a pesquisa é qualitativa. Foi realizada pesquisa bibliográfica e desenvolveu-se o estudo de caso. As categorias norteadoras deste trabalho foram: educação, pequeno empreendimento, políticas públicas, empreendedor de micro e pequena empresa.
Abstract: The present paper has as general objective to describe the experience of the Project of Metropolis, fruit of partnership between the Service of Support to the Micron and Small Companies of Goiás - Sebrae and the Goiana Association of the Micron and Small Enterprise - GAMSE. The Sebrae proposed to mediate a contradictory pedagogical process of politics formation and class conscience that create and move citizens sociably, considering, a technique formation of workers in the perspective of labor productivity increase. The hypothesis that comes confirming is that, more than weights the transnational capitalism stratagem presents, more such experience takes position of important space of politics amplification in the perspective of the State and society democratization. The social relevance of the subject meets in the high decimation index of the formal companies, esteemed in fifty percent in the two first years of performance. To understand which existent enterprise educative processes and the contradictions between offer and the entrepreneurs access were object of the present inquiry, that consisted on the following primordial idea: description of entrepreneur concepts of micron and small enterprises, the consequences of the neo-liberal State and the productive reorganization in the small and micron company formation, the Project Metropolis and the Sebrae function, in which the actions of public politics are based on. For getting the subject of this study, a theoretical referential contributions of Enguita (1989), Marx (1975), Montaño (1999), Freire (1977) have been used. As investigation trajectory was adopted the dialect materialism method. According to the point of view of boarding object form the research is qualitative. Bibliographical research was carried through and the study of case was developed. The guideline categories of this paper had been: education, small enterprise, public politics, entrepreneur of micron and small companies.
Palavras-chave: Educação
Pequeno Empreendimento
Políticas Públicas
Cidadania
Education
small enterprise
public politics
citizenship
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: OLIVEIRA, Almir Ferraz de. MICRO E PEQUENA EMPRESA: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE. 2005. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1156
Data de defesa: 15-Dez-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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