Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1156
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Almir Ferraz de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9904814937851983por
dc.contributor.advisor1Carneiro, Maria Esperança Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0por
dc.contributor.referee1Schultz, Lenita Maria Junqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790300H0por
dc.contributor.referee2Mascarenhas, ângela Cristina Belém-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5142224514451312por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:53:46Z-
dc.date.available2007-03-07-
dc.date.issued2005-12-15-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Almir Ferraz de. MICRO E PEQUENA EMPRESA: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE. 2005. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2005.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1156-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral descrever a experiência do Projeto Metrópole, fruto da parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás Sebrae e a Associação Goiana da Micro e Pequena Empresa AGPE. O Sebrae se propõe a mediar um processo pedagógico contraditório de formação política de consciência de classe que cria e move sujeitos sociais, propondo, uma formação técnica dos trabalhadores na perspectiva do aumento da produtividade do trabalho. A hipótese que vem se confirmando é a de que, em que pese o ardil do capitalismo transnacional, tal experiência significa um importante espaço de ampliação da política na perspectiva da democratização do Estado e da sociedade. A relevância social do tema encontra-se no alto índice de mortalidade das empresas formais, estimado em cinqüenta por cento nos dois primeiros anos de vida. Compreender quais processos educativos empresariais existem e as contradições entre a oferta e o acesso pelos empreendedores foi objeto da presente investigação, que constou do seguinte: descrição do conceito de empresário de micro e pequena empresa, os reflexos do Estado neoliberal e da reestruturação produtiva na formatação das micro e pequenas empresas, o Projeto Metrópole, o papel do Sebrae e qual política pública fundamenta sua ação. Para o estudo do assunto, foram utilizados como referenciais teóricos as contribuições de Enguita (1989), Marx (1975), Montaño (1999), Freire (1977). Foi adotado como trajetória de investigação o método do materialismo dialético. Do ponto de vista da forma de abordagem do objeto, a pesquisa é qualitativa. Foi realizada pesquisa bibliográfica e desenvolveu-se o estudo de caso. As categorias norteadoras deste trabalho foram: educação, pequeno empreendimento, políticas públicas, empreendedor de micro e pequena empresa.por
dc.description.abstractThe present paper has as general objective to describe the experience of the Project of Metropolis, fruit of partnership between the Service of Support to the Micron and Small Companies of Goiás - Sebrae and the Goiana Association of the Micron and Small Enterprise - GAMSE. The Sebrae proposed to mediate a contradictory pedagogical process of politics formation and class conscience that create and move citizens sociably, considering, a technique formation of workers in the perspective of labor productivity increase. The hypothesis that comes confirming is that, more than weights the transnational capitalism stratagem presents, more such experience takes position of important space of politics amplification in the perspective of the State and society democratization. The social relevance of the subject meets in the high decimation index of the formal companies, esteemed in fifty percent in the two first years of performance. To understand which existent enterprise educative processes and the contradictions between offer and the entrepreneurs access were object of the present inquiry, that consisted on the following primordial idea: description of entrepreneur concepts of micron and small enterprises, the consequences of the neo-liberal State and the productive reorganization in the small and micron company formation, the Project Metropolis and the Sebrae function, in which the actions of public politics are based on. For getting the subject of this study, a theoretical referential contributions of Enguita (1989), Marx (1975), Montaño (1999), Freire (1977) have been used. As investigation trajectory was adopted the dialect materialism method. According to the point of view of boarding object form the research is qualitative. Bibliographical research was carried through and the study of case was developed. The guideline categories of this paper had been: education, small enterprise, public politics, entrepreneur of micron and small companies.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:53:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALMIR FERRAZ DE OLIVEIRA.pdf: 528767 bytes, checksum: e72492be795f186c362065de5c4c2e48 (MD5) Previous issue date: 2005-12-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4409/ALMIR%20FERRAZ%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPequeno Empreendimentopor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectsmall enterpriseeng
dc.subjectpublic politicseng
dc.subjectcitizenshipeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMICRO E PEQUENA EMPRESA: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADEpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALMIR FERRAZ DE OLIVEIRA.pdf516,37 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.