Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1160
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKhidir, Kaled Sulaiman-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9003591112986271por
dc.contributor.advisor1Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5por
dc.contributor.referee1Libâneo, José Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9por
dc.contributor.referee2Silva, Eleuza de Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700098U0por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:53:47Z-
dc.date.available2007-03-12-
dc.date.issued2006-09-13-
dc.identifier.citationKHIDIR, Kaled Sulaiman. Aprendizagem da Álgebra - uma análise baseada na Teoria do Ensino Desenvolvimental de Davídov. 2006. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2006.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1160-
dc.description.resumoTrata-se de um estudo baseado na Teoria Histórico-cultural, particularmente na Teoria do Ensino Desenvolvimental de V. V. Davídov e situado no campo da Didática, mais especificamente na Didática da Matemática. A pesquisa buscou investigar e compreender as razões pelas quais alguns alunos aprendem Álgebra enquanto outros apresentam muitas dificuldades. Os objetivos foram: identificar as dificuldades e/ou facilidades apresentadas pelos alunos no processo de aprendizagem de Álgebra; analisar os achados com base na Teoria do Ensino Desenvolvimental; apontar as contribuições da Teoria do Ensino Desenvolvimental para o ensino de Álgebra visando à superação das dificuldades de aprendizagem. A pesquisa qualitativa consistiu num estudo de caso que teve como campo uma escola pública de Goiânia, sendo nela escolhida uma turma de sétima série. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos e o professor da turma investigada. A coleta de dados teve como instrumentos a observação direta não participante, entrevistas semi-estruturadas, pesquisa documental e um teste aplicado aos alunos sobre um conteúdo específico de álgebra. Os resultados apontaram que a dimensão sociocultural dos alunos, embora percebida, não tem sido levada em consideração no planejamento e desenvolvimento das aulas de matemática; há, por parte dos alunos, a ausência de produção de sentido e significado da linguagem algébrica; no processo de ensino, os conteúdos da Álgebra não são relacionados aos da matemática científica e nem à matemática escolar.por
dc.description.abstractThis study is based on the Historic-Cultural Theory, particularly on the Theory of the Developmental Teaching of V. V. Davídov, and it is situated in the field of Didactics, specially in the didactic of Mathematics. The research tried to investigate and understand why some students learn Algebra while others has many difficulties. The objectives were: identify the difficulties and/or facilities of the students in the process of learning Algebra; analyze the data under the perspective of the Theory of the Developmental Teaching; show the contributions of the Theory of the Developmental Teaching to the teaching of Algebra, aiming the overcoming of the difficulties of learning. The qualitative research was a case study in a seventh series class of a public school of Goiânia. The research subjects were the students and the teacher of the class investigated. The instruments of the data collecting were the direct non-participant observation, semi structured interviews, research of documents and an exam applied to the students about a specific subject of Algebra. The results showed that the social cultural dimension of the students, although perceived, do not have been considered in the planning and development of the classes of mathematics; the students do not understand the sense and the meaning of the algebraic language; in the process of teaching, the subjects of the Algebra are not related to the mathematics, neither scientific, nor scholar.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:53:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kaled Sulaiman Khidir.pdf: 1053353 bytes, checksum: 0fde942de8fca26003225cf1463bd576 (MD5) Previous issue date: 2006-09-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4403/Kaled%20Sulaiman%20Khidir.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem da álgebrapor
dc.subjectEnsino da álgebrapor
dc.subjectEnsino desenvolvimentalpor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectLearning of Algebraeng
dc.subjectTeaching of Algebraeng
dc.subjectDevelopmental Teachingeng
dc.subjectMathematical education.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAprendizagem da Álgebra - uma análise baseada na Teoria do Ensino Desenvolvimental de Davídovpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kaled Sulaiman Khidir.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.