Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1161
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Claudio Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0318684927788690por
dc.contributor.advisor1Miranda, Marilia Gouvea de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723127D8por
dc.contributor.referee1Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5por
dc.contributor.referee2Almeida, Dulce Barros de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707607D3por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:53:47Z-
dc.date.available2007-03-12-
dc.date.issued2006-08-11-
dc.identifier.citationNEVES, Claudio Pereira. A inclusão de pessoas com deficiência segundo professores de educação física na secretaria municipal de educação de Goiânia. 2006. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1161-
dc.description.resumoSistemas educacionais inclusivos buscam a inserção das pessoas com deficiência no ensino regular, o que exige mudanças em vários âmbitos, envolvendo em especial os professores. Nesse estudo, buscou-se compreender como alguns professores de Educação Física relatam suas impressões e experiências iniciais sobre o processo de inclusão de alunos com deficiência em suas aulas. Pretendeu-se compreender como esses profissionais avaliam a nova política e seus desdobramentos em suas aulas. Neste contexto, realizou-se uma investigação qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, em que foram entrevistados vinte professores de Educação Física efetivos e atuantes do quadro da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia SME-GO que tiveram alunos com deficiência em suas turmas. Foram feitos estudos de legislações e de propostas de implantação de educação inclusiva e da literatura sobre o tema, sendo as principais referências Maria Teresa Eglér Mantoan, Marcos J.S. Mazzotta, Carlos Alberto Marques, Susan Stainback, Peter Mittler, Reinaldo Soler, Coletivo de Autores, Jocimar Daolio e Silvino Santin. Os relatos dos professores confirmaram que as devidas adaptações estruturais não ocorreram em suas escolas, bem como não houve capacitação dos professores para trabalharem com o novo modelo educacional. Ainda assim, a maioria dos professores relatou que houve participação dos alunos com deficiência em suas aulas. A despeito de não terem participado do processo de discussão/efetivação da política inclusiva na SME-GO efetivada desde 2001, os professores de Educação Física declararam-se abertos à política inclusiva, tendo muitos deles revelado empenho pessoal em colaborar com essa proposta. Deve-se ressaltar, contudo, que uma política de inclusão não se realiza apenas a partir de ações individuais, sendo necessária a adoção de medidas visando a capacitação e o envolvimento coletivo dos professores e de todos os envolvidos nesse processo.por
dc.description.abstractInclusive educational systems try to insert the handicapped into the regular school, what demands changes in various aspects, especially the ones related to teachers. In this study we tried to understand how some Physical Education teachers talk about their impressions and first experiences regarding the process of Inclusion of handicapped students in their classes. We tried to understand how these professionals assess the new policy and its application in their classes. In this context, we did a qualified investigation, with descriptive and exploratory features, in which twenty Physical Education teachers working for the Municipal Educational Bureau of Goiânia SME-GO Secretaria Municipal de Educação de Goiânia who had handicapped students in their classes. We studied Laws and proposals of implementation of inclusive education, as well as the literature about the subject, among which the most important references are Maria Teresa Eglér Mantoan, Marcos J.S. Mazzotta, Carlos Alberto Marques, Susan Stainback, Peter Mittler, Reinaldo Soler, Collection of Authors, Jocimar Daolio e Silvino Santin.. The teachers statement confirmed that the due structural adaptations were not implemented in their schools, neither were they trained to work with the new educational model. Still, the majority of teachers declared that handicapped students contributed to their classes. Although they did not take part in the process of discussion/implementation of the inclusive policy at SME-GO, which has been approved since 2001, the Physical Education teachers declared open to the inclusive policy, as well as many of them revealed personal will in collaborate on this proposal. Nevertheless, we have to remember that an inclusive policy does not come true only with individual actions, since it necessary to take actions aiming to train and collectively involve the teachers and all the ones related to this process.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:53:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudio Pereira Neves.pdf: 1006693 bytes, checksum: 5250f2250ee764d172376e772f9c48b5 (MD5) Previous issue date: 2006-08-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4411/Claudio%20Pereira%20Neves.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectEducação física e inclusão escolarpor
dc.subjectPessoas com deficiênciapor
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectPhysical education and inclusion in schooleng
dc.subjectHandicapped inclusioneng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleA inclusão de pessoas com deficiência segundo professores de educação física na secretaria municipal de educação de Goiâniapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudio Pereira Neves.pdf983,1 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.