Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1163
Tipo do documento: Dissertação
Título: JOVENS E EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA:QUE DISCURSO É ESSE?
Autor: Souza, Adriano Mohn e 
Primeiro orientador: Guimarães, Maria Tereza Canezin
Primeiro membro da banca: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Segundo membro da banca: Resende, Anita Cristina Azevedo
Resumo: A presente dissertação, intitulada Jovens e Educação Empreendedora: que discurso é esse? , objetivou desenvolver um estudo a respeito do discurso do empreendedorismo e seu direcionamento aos jovens. O discurso empreendedor organiza-se ideologicamente como uma concepção de mundo, no sentido dado por Gramsci, e vale-se da premissa de que a educação sob a ótica empreendedora é a única saída para o jovem enfrentar os desafios e as conseqüências do processo de internacionalização do capital, especialmente a crise estrutural do trabalho assalariado, a crescente desigualdade e exclusão social, assim como a pobreza material. As implicações dessa concepção de mundo para o jovem trabalhador suscitaram algumas reflexões: o que é o empreendedorismo e em que base material sustenta-se a emergência de seu discurso para os jovens? Qual a relação entre o discurso empreendedor e o protagonismo juvenil na perspectiva dos organismos internacionais? A que jovens se destinam, prioritariamente, as ações de empoderamento da juventude propostas por essas entidades, e qual o seu enfoque quanto ao trabalho e ao emprego do jovem? O que é educação empreendedora, qual o seu propósito, e, quais as bases de sua fundamentação? Essas questões foram sintetizadas no seguinte problema: quando, como e por que os jovens aparecem no discurso do empreendedorismo? Essa investigação pautou-se, no aspecto metodológico, pela pesquisa bibliográfica e documental e sustentou-se, teoricamente, no conceito de ideologia em Gramsci, o que possibilitou a compreensão de como se difunde a concepção empreendedora para a educação do jovem trabalhador. Tal concepção encontra lastro na lógica dos organismos internacionais, ao sustentarem que o combate à pobreza, em especial nos países periféricos do capitalismo mundial, deve se dar por meio do empoderamento da juventude, cujo propósito é o de tornar o jovem um agente de transformação e desenvolvimento, alterando o conteúdo e atribuindo um novo sentido para o que se entende por protagonismo juvenil. Ao orientar a análise no sentido de compreender a organicidade, a pertinência histórica e os fundamentos de persuasão do discurso de formação de jovens empreendedores, chegou-se à conclusão de que essa orientação, sob o argumento da realização do sonho e do sucesso pessoal e profissional, dissemina uma tese que pretende ser a solução para o trabalho do jovem, mas que, na verdade, vem naturalizar a sua condição de protagonista empreendedor, único responsável por sua sobrevivência e pelo desenvolvimento econômico da coletividade a que pertence, revelando-se um discurso pragmático e ideológico, que reforça o individualismo próprio da racionalidade neoliberal.
Abstract: The present dissertation, entitled Young people and the Entrepreneurial Education: what kind of speech is this? , intended to carry out a study about the entrepreneurial speech and its aplicattion to the young. The entrepreneurial speech is ideologically organized as a concept of world, in the sense introduced by Gramsci, and is based on the premise that entrepreneurial education is the only way young people can face the challenges and consequences of the process of capital internationalization, specially the structural crisis of the wage-earning jobs, the increasing social differences and exclusion, as well as material poverty. The implications of this concept of world to the young worker has arisen some reflections: what is entrepreneurship and what material base supports the emergence of its speech to young people? How do entrepreneurial speech and youth protagonism relate in the perspective of the international organisms? Towards what kind of young people are the actions of empowerment for the youth proposed by these entities adressed, and what is the approach given by these actions to the work and the job of the young? What is entrepreneurial education, what is its purpose, and what are its basis? These questions have been synthesized in the following problem: when, how and why do young people appear in the speech of entrepreneurship? This dissertation, methodologically speaking, was developed as a bibliographical and a documentary research and was supported, theoretically, in the concept of ideology, in Gramsci. It helps understanding how the conception of entrepreneurship has spread out so widely in the education of the young worker. Such speach is based on the logic used by international organisms. According to these organizations, fighting against poverty, specially in the peripheral countries of capitalism, must be carried out by means of the empowerment of the youth. By doing so, these young people would turn out to be agents of transformation and development, modifying the content and changing the sense of the so-called youth protagonism . As the analysis covers its way to understand the constitution, the historical relevance and the basis of persuasion of the speech of the education of young entrepreneurs, it reached the conclusion that this orientation, under the excuse of helping make a dream come true and helping achieve personal and professional success, spreads a thesis that intends to be the solution for the labor problem of the young. But, in fact, its real effect is to reinforce his condition as a protagonist entrepreneur and as the only responsible for his survival and for the economic development of the community that he belongs to, disclosing a pragmatic and ideological speech, that strengthens individualism, typical element of the neoliberal rationality.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO EM CUBA
EMPREENDEDORISMO
IDEOLOGIA
JOVEM
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: SOUZA, Adriano Mohn e. JOVENS E EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA:QUE DISCURSO É ESSE?. 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1163
Data de defesa: 4-Jul-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriano Mohn Souza.pdf786,89 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.