Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1168
Tipo do documento: Dissertação
Título: JOVENS/ADOLESCENTES, GÊNERO E SUCESSO ESCOLAR
Autor: Vasconcelos, Angela Dolores Baiocchi de
Primeiro orientador: Guimarães, Maria Tereza Canezin
Primeiro membro da banca: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Segundo membro da banca: Martinez, Albertina Mitjans
Resumo: O objetivo central desta pesquisa é examinar quais são as dimensões simbólicas que permeiam a construção do sucesso escolar de jovens/adolescentes mulheres no ensino médio. Mais especificamente, a pesquisa pretende investigar a construção do sucesso escolar no universo feminino das jovens/adolescentes como opção de inserção no universo social. Para tanto, procura analisar as mediações entre contexto histórico, a produção teórica e as questões que dão significado às jovens/adolescentes para atingirem altos índices nas avaliações de Ensino Médio. Este trabalho demonstra que há um processo em curso de ressignificação do papel da mulher na sociedade, indicando a necessidade de repensar o sucesso escolar na direção em que a categoria gênero assume significação. A inserção das jovens/adolescentes na sociedade atual está imbrincada por um conjunto de fatores de natureza econômica, social e política, que criam e recriam novas necessidades, expectativas e redimensionam a educação formal, como elemento importante no processo de ascensão social e de sucesso profissional. Utiliza-se a abordagem qualitativa baseada na investigação e análise das histórias de vida de jovens que cursam terceiro ano do ensino médio, em escolas públicas e particulares de Goiânia. O enfoque teórico considera que êxito ou fracasso escolar são produtos da forma como se organizam o sistema escolar, o sistema familiar, os padrões culturais e, os fenômenos macroestruturais, resultados do processo histórico em movimento na sociedade. No percurso de histórias de vida, as jovens/adolescentes/mulheres apresentam relatos que confirmam as teorias de formação de habitus e ethos de classe social como fundamentos de uma realidade que se processa no plano de construções objetivas e subjetivas, tornando o sucesso escolar estratégia de inserção social. Esse projeto de vida insere-se no processo histórico e contemporâneo de redefinição dos papéis sociais diante das mudanças de cenários políticos e econômicos que se recolocam e buscam hegemonia.
Abstract: The main purpose of this research is to examine the symbolic dimensions that permeate the construct of educational sucess of young/adolescent/females in high school To be more specific, this research examines the construct of education sucess in the feminine universe of adolescents as an option of insertion in the social universe. Thus, it analyzes the mediations between the historical context, theoretical production and issues yhat are significant to the achievement of high grades by adolescent females in high school. This study reveals a process in course of resignificance of women s role in society, indicating the need to rethink educational sucess in the direction that gender category assumes significance. The insertion of adolescents in current society is overlapped by a set of economical, social and political factors that create and re-create new needs, expectations and give formal education a new dimension, as an important element in the process of social ascent and professional sucess. A qualitative approach based on the investigation and analysis of life histories from young/adolescent/females studying at High School s last grade in private and public schools in Goiana, was used. The theoretical focus considers that education system organization, familiar system, cultural patterns, and macrostructural phenomena resulting from society s historical process. Along the life histories, the young/adolescent females presented reports that confirm the theories of social class habitus and ethos formation as fundamental to a reality that is processed on the basis of objective and subjective constructs, turning educational sucess into a strategy to social insertion. This life project inserts itself in the current and historical process of determining social roles because of changes in the political and economical settings that modify themselves and pursue hegemony in human societies.
Palavras-chave: Jovem
Adolescente
Escola
Sucesso escolar
Goiânia
Ensino médio
escola pública
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: VASCONCELOS, Angela Dolores Baiocchi de. JOVENS/ADOLESCENTES, GÊNERO E SUCESSO ESCOLAR. 2001. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1168
Data de defesa: 2-Dez-2001
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANGELA DOLORES BAIOCCHI DE VASCONCELOS.pdf600,39 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.