Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1169
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino do Desenho Técnico no Curso de Arquitetura e Urbanismo: limites e possibilidades.
Autor: Ferreira, Bráulio Vinícius 
Primeiro orientador: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Primeiro membro da banca: Libâneo, José Carlos
Segundo membro da banca: Almeida, Jaime Gonçalves de
Resumo: O problema desta pesquisa define-se pela necessidade de identificar os limites e as possibilidades do ensino de Desenho Técnico no Curso de Arquitetura e Urbanismo, tem-se por objetivo contribuir com o aprimoramento dos conteúdos e da metodologia desta disciplina no Curso da UCG. Esta investigação foi desenvolvida por meio do estudo de caso que tem na pesquisa qualitativa sua referência metodológica. A análise de conteúdo foi o procedimento adotado para o estudo dos dados obtidos. A sistematização e a análise dos dados encontram-se distribuídas na introdução, nos quatro capítulos e nas considerações finais desta dissertação. O primeiro capítulo apresenta uma síntese sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, em Goiás e, em especial, na Universidade Católica de Goiás, explicita também a relação do Desenho Técnico com o curso de Arquitetura e Urbanismo. Os elementos para a investigação das práticas de ensino estão organizados no segundo capítulo, neste são abordados os seguintes temas: o currículo e as práticas de ensino, a atividade de aprendizagem e sua estrutura, as peculiaridades do ensino de Desenho Técnico o raciocínio espacial e a criatividade. O terceiro capítulo, destina-se à apresentação dos dados levantados durante a pesquisa. Nele evidencia-se o currículo da UCG, com enfoque na seqüência de Desenho Técnico e na relação dos dados levantados com as categorias de análise definidas: a metodologia de ensino, a aprendizagem e a criatividade. A análise dos dados é feita no quarto capítulo. Estruturada segundo as categorias desta pesquisa, a análise enfoca o papel do Desenho Técnico no Curso de Arquitetura e Urbanismo, retoma a questão do raciocínio espacial e da criatividade e busca as possibilidades e alternativas para a melhoria do ensino. O conhecimento da prática pedagógica do professor de Desenho Técnico foi um dos resultados alcançados pela pesquisa. Tal conhecimento possibilitou, através da análise, a construção de algumas considerações sobre o ensino desta disciplina. Dentre elas pode-se destacar a necessidade de uma metodologia de ensino baseada em atividades de aprendizagem relacionadas à criatividade. Esta nova metodologia exige alterações na formação do professor, nas práticas de ensino e nas atividades desenvolvidas pelos estudantes.
Abstract: The problem of this research becomes defined by the necessity to identify the limits and the possibilities of the technical drawing teaching in the architecture and urbanism course, seeking to contribute to the improvement of the contents and of the methodology of this subject in the the Architecture and Urbanism Course of UCG. This investigation was developed through the study of case which has in the qualitative research its methodological reference. The content analysis was the adopeted procedure for the obtained data study. The systematization and analysis of the data are distributed in the introduction, in the four chapters and in the final conclusion of this dissertation. The first chapter shows a synthesis on the teaching of Architecture and Urbanism in Brazil, in Goiás and specially in the Universidade Católica de Goiás, also presenting the relation between the technical drawing and the Architecture and Urbanism course. The elements for the investigation of the teaching practice are organized in the second chapter in which the following themes are approached: the curriculum and the teaching practice, the learning activity and its structure, the technical drawing peculiarities the spacional reasoning and the creativeness. The third chapter is destinated to the presentation of the obtained data during the research. Therefore, the curriculum of UCG is evinced, focalizing the technical drawing sequence and the data relation to the categories of defined analysis: the teaching methodology, the learning and the creativenes. The data analysis is done in the fourth chapter. Structured according to the categories of this reseach, the analysis focalizes the technical drawing role in the Architecture and Urbanism course, resumes the question of the spacional reasoning and creativeness and seeks possibilities and alternatives for teaching improvement. The knowledge of the technical drawing professor pedagogical pratice was one of the achieved results by the reserch. Such knowledge made possible through the analysis the construction of some consideration on the technical drawing teaching. Among them, it can be evinced the necessity of a teaching methodology based on a learning activity related to creativiness. This new methodoly requires changes in the professor s background, in the teaching pratice and in the activities developed by the students.
Palavras-chave: Arquitetura e Urbanismo
Estudo e ensino
Dissertação
Desenho Técnico
Ensino Superior
Universidade Católica de Goiás
Currículo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: FERREIRA, Bráulio Vinícius. O ensino do Desenho Técnico no Curso de Arquitetura e Urbanismo: limites e possibilidades.. 2004. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1169
Data de defesa: 30-Set-2004
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Braulio Vinicius Ferreira.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.