Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Regina Rodrigues Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5009684131291252por
dc.contributor.advisor1Roure, Glacy Queirós de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1por
dc.contributor.referee1Burgarelli, Cristóvão Giovani-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791027J4por
dc.contributor.referee2Gonçalves Neto, João da Cruz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6257334752072083por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:53:51Z-
dc.date.available2007-11-13-
dc.date.issued2007-08-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Regina Rodrigues Pereira. O EXERCÍCIO DA AUTORIDADE PEDAGÓGICA: MÚLTIPLAS SIGNIFICAÇÕES. 2007. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2007.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1171-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo refletir sobre o conceito de autoridade pedagógica a partir da análise dos discursos de uma professora e de seus alunos, apreendendo alguns dos múltiplos sentidos apresentados por estes, em relação ao exercício da prática docente vivenciada. O estudo foi realizado a partir de uma produção de texto elaborada pelos alunos sobre a temática em questão, seguida de sessões de entrevistas semi-estruturadas com os mesmos, bem como com a referida professora. Para fins de efetivação desse estudo, foi utilizado o dispositivo teórico Análise do Discurso (AD) da escola francesa, que tem como objetivo considerar a determinação histórico-social dos sujeitos na apreensão dos sentidos de seus dizeres, atentando para as condições de produção nas quais os discursos foram construídos. Também constituíram a fundamentação teórica da pesquisa contribuições de filósofos como Hannah Arendt (2000) e Michel Foucault (1989, 2001) que possibilitaram a discussão dos conceitos de autoridade e poder; de teóricos como Pêcheux (1988), Orlandi (1987 2000) e Roure (1996 2003) no engendramento conceitual da AD. Quanto ao objetivo, as análises mostraram que dentre os inúmeros significados dados pelos referidos sujeitos ao termo autoridade, observamos o comparecimento da relação palavra/saber/poder, em que o poder do mestre é assegurado pelo saber mediado pela palavra, e mantido mediante o seu trabalho, compromisso e responsabilidade no exercício de sua prática, possibilitando a transmissão da experiência às gerações futuras.por
dc.description.abstractThis research had as an aim to reflect about the concept of pedagogical authority concerning to the analysis of discourses of a local teacher and her students, by apprehending some of the multiple meanings that enabled us to get from them in relation to what has been lived in the teaching practice. The studies were accomplished from a text production elaborated by the students about the thematic topic that has been already mentioned, followed by sessions of semi-structured interviews with them, as well as the referred teacher. In order to accomplish this study a theoretical procedure was used the Analysis of the Discourse (AD) based on the works of renowned French scholars, who have the purpose to consider the social and historical determination of the individuals, concerning to what the say, and attempting to the productive conditions in which the discourses were constructed. They also constituted the theoretical base of this research with the contribution of eminent philosophers such as Hannah Arendt (2000) and Michel Foucault (1989-2001), who enabled us to discuss about the concepts of authority and power, and theorists like Pêcheux (1988), Orlandi (1987-2000) and Roure (1996-2003), helping us in the well-thought creation of the AD. Concerning to the purpose of this research, the analysis showed us that among the innumerable meanings about authority given by the reported individuals, we observed the presence of relation word/ knowledge/ power, in which the power of the master is assured by a mediatorial knowledge of the discourse, which is sustained through his work, commitment and responsibility while practicing it, which enables us to transmit the experiences for future generations.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:53:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Regina Rodrigues Pereira Santos.pdf: 1808561 bytes, checksum: 5f95b90ff543a974256114000852e796 (MD5) Previous issue date: 2007-08-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4553/Regina%20Rodrigues%20Pereira%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutoridadepor
dc.subjectPoderpor
dc.subjectRelação Professor-Alunopor
dc.subjectPalavrapor
dc.subjectDiscurso.por
dc.subjectAuthorityeng
dc.subjectPowereng
dc.subjectTeacher-Student Relationseng
dc.subjectWordeng
dc.subjectDiscourseeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO EXERCÍCIO DA AUTORIDADE PEDAGÓGICA: MÚLTIPLAS SIGNIFICAÇÕESpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Regina Rodrigues Pereira Santos.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.