Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Gustavo Pires-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8465616021887286por
dc.contributor.advisor1Brzezinski, Iria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783413Z4por
dc.contributor.referee1Nonata, Antônia Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2277902850612522por
dc.contributor.referee2Toschi, Mirza Seabra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:53:52Z-
dc.date.available2007-11-13-
dc.date.issued2007-09-29-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Gustavo Pires. ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2003-2004): A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O USO DE TIC DEMOCRATIZAM O SABER?. 2007. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2007.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1173-
dc.description.resumoEsta pesquisa é teórico-bibliográfica, com análise de conteúdo. O objeto é a formação de professores. O objetivo proposto foi a realização do Estado do Conhecimento sobre Formação de Professores, com análise de teses e dissertações defendidas em Programas de Pós- Graduação em Educação, no período 2003-2004. Dessa produção discente definiu-se como amostra os trabalhos sobre educação a distância e o uso das novas tecnologias na prática docente. O problema da investigação foi assim enunciado: a formação de professores na modalidade a distância e o uso das tecnologias de informação e comunicação contribuem para a democratização do saber? A análise de conteúdo foi realizada com base em Bardin (2004) e Franco (2005). O referencial teórico abordou o histórico da educação a distância, as políticas atinentes ao tema e a base legal com foco na formação de professores. As idéias sustentadoras do arcabouço teórico foram revistas em Moraes (1997), Brzezinski (1999, 2004, 2006), Litwin (2001), Belloni (2003), Fragalle Filho (2003), Oliveira (2003), Silva (2003), Toschi (2005), Faria (2006), dentre outros. Do primeiro capítulo consta uma visão geral da história da Educação a Distância (EAD), ao mesmo tempo em que são apresentadas prescrições e diplomas legais que instituem a EAD como modalidade de ensino no Brasil. São também estudadas as concepções de EAD e o uso das tecnologias inovadoras como recursos didáticos do trabalho docente. As concepções da EAD e da formação dos professores, as exigências para essa formação, o papel do professor, com destaque à importância dos conhecimentos acerca da EAD, fazem parte do segundo capítulo. O terceiro capítulo é composto pelo Estado do Conhecimento desenvolvido em cinco etapas: a) levantamento documental; b) leitura integral da produção discente que compõe a amostra (21 trabalhos); c) elaboração dos resumos analíticos no Modelo REDUC; d) mapeamento dos dados em matriz analítica e configuração de categorias de análise e descritores; e) análise do conteúdo. Resultaram desta investigação indicativos de que a democratização do saber no campo de formação de professores se realiza por meio da EAD de boa qualidade e do uso das novas tecnologias na prática docente, como estratégia de apoio às atividades que se desenvolvem na sala de aula, nos ambientes virtuais educativos e no âmbito da instituição escolar.por
dc.description.abstractThis is a theoretical and bibliographical research, with content analysis. The object is the teachers education. It has, as objective, the accomplishment of the State of the Knowledge on Teachers Education with analysis of thesis and dissertations defended in Programs of Post- Graduation in Education, in the period 2003-2004. The distance education and the use of new technologies in the teaching practice were defined as sample for this learning production. The problem of this investigation is the following: Do the teachers education in the distance learning and the use of the information and communication technologies contribute to the democratization of knowledge? The content analysis was carried through on the basis of Bardin (2004) and Franco (2005). The theoretical reference approaches the history of distance learning, the policies regarding this topic, and the legal base focusing the teachers education. The ideas of the theoretical structure were reviewed in Moraes (1997), Brzezinski (1999,2004,2006), Litwin (2001), Belloni (2003), Fragalle Filho (2003), Oliveira (2003), Silva (2003), Toschi (2005), Faria (2006), amongst others. In the first chapter, there is a general view on the history of Distance Education (EAD), at the same time, statutes and norms regarding EAD as a modality of education in Brazil are presented. The concepts of EAD and the use of new technologies in the teaching practice as didactic resources are also studied. The concepts of the EAD and teachers education, its requirements, teacher s role, emphasizing the importance of the knowledge regarding the EAD are part of the second chapter. In the third chapter, the State of the Knowledge is developed in five stages a) documentary survey; b) Integral reading of the learning production that composes the sample (21 works); c) Elaboration of analytical summaries following the REDUC model d) Mapping of the data in an analytical matrix and arrangement of categories of analysis and describers; e) Analysis of the Content. As a result, some indications that the democratization of knowledge in the field of teachers education is carried out in a high quality EAD and in the use of new technologies in the teaching practice as a strategy of support for activities which are developed in the classroom, in virtual educational environments and in the scope of the school institution.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:53:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GUSTAVO PIRES GUIMARAES.pdf: 2896892 bytes, checksum: 54623695fec44e4bd3641a20e8d07123 (MD5) Previous issue date: 2007-09-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4441/GUSTAVO%20PIRES%20GUIMARAES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectPolíticas Educacionaispor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectEstado do Conhecimentopor
dc.subjectAnálise de Conteúdo.por
dc.subjectTeachers Educationeng
dc.subjectEducational Policieseng
dc.subjectDistance Educationeng
dc.subjectInformation and Communication Technologieseng
dc.subjectState of the Knowledgeeng
dc.subjectContent Analysis.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2003-2004): A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O USO DE TIC DEMOCRATIZAM O SABER?por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUSTAVO PIRES GUIMARAES.pdf2,83 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.