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Tipo do documento: Dissertação
Título: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, AS RELAÇÕES DE SABER E PODER NA UNIVERSIDADE: Regulação e Auto-avaliação
Autor: Santana, Margarida Conceição Cunha 
Primeiro orientador: Nonata, Antônia Ferreira
Resumo: Esta dissertação discute a universidade brasileira, as relações de saber e de poder e seus efeitos sobre a sua função social de construtora do saber e da cidadania, bem como da autonomia e da alteridade institucional. Focaliza a avaliação institucional, em primeira idéia, como um instrumento avaliativo do Estado controlador e regulador da universidade e, em segunda, como processo capaz de promover o autoconhecimento pela via da auto-avaliação, da pesquisa e da reflexão crítica em todos os níveis do trabalho acadêmico. Essa reflexão fundamenta-se nas análises de Bourdieu (2005) sobre as idéias de habitus e de campo aplicáveis às instituições de Ensino Superior no sentido das desigualdades sociais; nas discussões de Foucault (1996, 2001a, 2001b, 2004) sobre as relações de saber e do poder disciplinador e individualizante do Estado sobre a formação dos sujeitos a partir das relações estruturais por ele vivenciadas; nas propostas de Chauí (2001) sobre a ressignificação da autonomia universitária; no pensamento de Dias Sobrinho (2000, 2005) ante a avaliação da educação superior e de Habermas (1999) sobre a comunicação racional e crítica da autoavaliação. Neste trabalho, a auto-avaliação é entendida como um projeto administrativo e pedagógico que poderá, por meio da prática dialógica reflexiva e crítica, responder aos questionamentos e às necessidades de qualificação do trabalho acadêmico e fortalecer as relações democráticas, os princípios e os valores de cidadania no grupo de atuação e de ação da universidade como instituição do pensamento superior.
Abstract: This thesis discusses Brazilian university, the relationship between knowledge and power and their effects on the social function that constructs knowledge and citizenship, as well as institutional autonomy and otherness. The discussion focuses, first, the institutional evaluation as an evaluator instrument of the State that controls and regulates university and, in the other hand, like a process capable to promote self-knowledge by the way of self-evaluation, research and critical reflection in all the levels of academic work. This work is based on Bourdieu s (2005) analyses on the conceits of habitus and field that are applicable to university in the sense of social inequality; on Foucault s (1996, 2001a, 2001b, 2004) discussions on the relationships of tutor and individualizer knowledge and power of State on the formation of subjects by structural relationships that are lived by it; on Chauí s (2001) proposals on resignification of academic autonomy; on Dias Sobrinho s (2000, 2005) studies on evaluation of superior education; and on Habermas (1999) thoughts on rational communication and criticism of self-evaluation. In this work, self-evaluation is understood as an administrative and pedagogical project that could, by the mean of a dialogical practice that is reflexive and critical, answer the questions and the necessities of qualification of academic work and fortify democratic relationships, principals and values of citizenship inside the group of actuation and action of university as an institution of superior thought.
Palavras-chave: avaliação institucional
auto-avaliação
saber
poder.
institutional evaluation
self-evaluation
knowledge
power.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: SANTANA, Margarida Conceição Cunha. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, AS RELAÇÕES DE SABER E PODER NA UNIVERSIDADE: Regulação e Auto-avaliação. 2007. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1174
Data de defesa: 30-Ago-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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