Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1178
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCabral, Nuria Micheline Meneses-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7560016996612574por
dc.contributor.advisor1Baldino, José Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2750664629773893por
dc.contributor.referee1Batista, Sebastião-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7983266258259284por
dc.contributor.referee2Nonata, Antônia Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2277902850612522por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:53:54Z-
dc.date.available2007-11-20-
dc.date.issued2007-10-23-
dc.identifier.citationCABRAL, Nuria Micheline Meneses. O ensino jurídico no Brasil em tempos neoliberais: adeus à formação de bacharéis? 2007. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2007.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1178-
dc.description.resumoEsta pesquisa intitulada O Ensino Jurídico no Brasil em Tempos Neoliberais: adeus à formação de bacharéis? tem um delineamento metodológico dialético de cunho qualitativo, assentado no ponto de vista teórico e nas reflexões de Lyra Filho (1980a-1995), Bourdieu (1982), Gentilli (1995-2003), Macedo de Oliveira (2004), Fagúndez (2004; 2006), Alegretti de Oliveira (2003), Sant Anna (2004) entre outros. Para a definição da problemática desta investigação, recorreu-se à fecundidade explicativa das categorias conceituais de reprodução cultural e social, do neoliberalismo e da educação, do ensino jurídico e da dialética do Direito. Assim, torna-se importante ressaltar que, de acordo com os dados do Censo da Educação Superior (INEP) de 2005, o curso de Direito é o segundo maior curso no quadro geral das graduações presenciais no Brasil. Isso expressa uma realidade considerável de sua expansão nas duas últimas décadas. Paradoxalmente, parece que esta tão cobiçada carreira jurídica já não é mais para o clássico bacharel . Os processos formativos desta têm se tornado um mero e longo preparatório geral para concursos no atual momento neoliberal, estimulado pela desregulamentação das profissões. Diante disso, espera-se com este estudo contribuir para o resgate e a problematização das relações que envolvem a sociedade, cultura e formação universitária jurídica, alimentadas por um mercado de trabalho volátil e de desfiguração dos cursos superiores de graduação. A perspectiva teórica estimulada pelas reflexões de Bourdieu e Lyra Filho enuncia a possibilidade de construção de um ensino jurídico crítico-emancipador, o que supõe romper os paradigmas de imposição dogmática e a construção de um outro que compreenda o Direito tecido nas complexas mediações sociopolítico-culturais.por
dc.description.abstractThis research, entitled Legal Education in Brazil in Neoliberal Times: is it a good bye to the formation of university diplomas? has a dialectic methodological delineation of qualitative matrix, based on the theoretical point of view and the thoughts of Lyra Filho (1980a-1995), Bourdieu (1982), Gentilli (1995-2003), Macedo de Oliveira (2004), Fagúndez (2004; 2006), Alegretti de Oliveira (2003), Sant Anna (2004) among others. For the definition of the problematic of this inquiry, we appealed to the explicative fecundity of the conceptual categories of cultural and social reproduction, of the neoliberalism and the education, legal education and the dialectic of the Law. So, it is important to stand out that, in accordance with the data of the Census of Superior Education (INEP) of 2005, the course of Law is a the bigger course in the general picture of the actual graduations in Brazil. This expresses a considerable reality of its expansion in the two last decades. Paradoxically, it seems that this so coveted legal career already is not more for the classic lawyer. The formative processes of this have become a long preparatory generality for competitions at the current neoliberal moment, stimulated for the deregulation of the professions. Ahead of this, one expects with this study to contribute for the rescue and the problematic of the relations that involve the society, culture and legal university formation, fed for a market of volatile work and disfigurement of the superior courses of graduation. The theoretical perspective stimulated by the reflections of Bourdieu and Lyra Filho enunciates the possibility of construction of a critical-independent legal education, what it assumes to break the paradigms of dogmatic imposition and the construction of another one that understands the Law weaved in the complex sociopolitical-cultural mediations.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:53:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NURIA MICHELINE MENESES CABRAL.pdf: 703000 bytes, checksum: 12dbec1f025455d3eff3b1a08d6d378f (MD5) Previous issue date: 2007-10-23eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4531/NURIA%20MICHELINE%20MENESES%20CABRAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUCGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectEnsino jurídicopor
dc.subjectSuperior educationeng
dc.subjectNeoliberalismeng
dc.subjectLegal educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO ensino jurídico no Brasil em tempos neoliberais: adeus à formação de bacharéis?por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NURIA MICHELINE MENESES CABRAL.pdf686,52 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.