Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1181
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR - UCG |
Autor: | Parreira, Adriana Martins |
Primeiro orientador: | Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes |
Primeiro membro da banca: | Nepomuceno, Maria de Araújo |
Segundo membro da banca: | Rabelo, Annete Scotti |
Resumo: | Esta dissertação discute a inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino superior, buscando entender como ocorre seu processo de aprendizagem neste nível de ensino. Focaliza o papel social da Universidade frente ao movimento pela Educação Inclusiva, tendo a UCG como campo e os alunos com necessidades educacionais especiais, nela matriculados, como sujeitos da investigação. Essa reflexão fundamenta-se nas análises de Sacristán (1993) sobre a aprendizagem acadêmica e seu papel de mediação social; nas análises de Coêlho (1999) referentes à organização, estrutura didática e comprometimento de professores e alunos na construção de um projeto de Universidade e nas propostas de Chauí (2001) do caráter social e democrático da Universidade. Para compreensão do processo de aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, na proposta da Educação Inclusiva foram considerados os estudos de Charlot (2000) das relações com o saber e Freire (1980) sobre conscientização e autonomia. Para este estudo optou-se pela pesquisa qualitativa como abordagem metodológica, sendo utilizados dois procedimentos para a coleta de dados: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, por meio de entrevista e observação. Os dados foram interpretados com base na análise de conteúdo, sendo utilizadas como categorias de análise: Aprendizagem e Educação Inclusiva, buscando evidenciar como os alunos percebem a inclusão, como se vêem no processo de aprendizagem, as dificuldades enfrentadas por eles, e, finalmente, como os alunos aprendem. |
Abstract: | This dissertation discusses the inclusion of special educational needs students in higher education, aiming at understanding how their learning process occurs at this level of education. It focuses on the social role of University in face of the movement for inclusive education, having UCG (Catholic University of Goiás) as the field of research and the students with special educational needs, enrolled in this university, as the subjects of investigation. This reflection is based upon he analyses of Sacristán (1993) about academical apprenticeship and its role in social mediation; upon the analyses of Coelho (1999) regarding the organization, didactic structure and commitment of both professors and students in building a University project and, finally, upon the proposals of Chauí (2001) over the democratic and social character of University. With the purpose of understanding the learning process of special educational needs students, the following items were considered in the Inclusive Education proposal: the studies of Charlot (2000), regarding the relations with knowledge, and Freire (1980) over consciousness and autonomy. For this study, qualitative research has been chosen as the methodology approach, with the use of two procedures for data collection: bibliography research and field research, through interview and observation. The data were interpreted based upon content analysis, using Learning and Inclusive Education as analysis categories, with the purpose of evidencing how these students perceive inclusion, how they see themselves in the learning process, the difficulties they faced and, finally, how they learn. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Necessidades educacionais especiais Processo de aprendizagem Relação com o saber Universidade Inclusive education Special educational needs Learning process Relation with knowledge University |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Educação |
Citação: | PARREIRA, Adriana Martins. O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR - UCG. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1181 |
Data de defesa: | 26-Set-2007 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ADRIANA MARTINS PARREIRA.pdf | 667,75 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.