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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1183
Tipo do documento: Dissertação
Título: Saberes para um ensino bilíngüe na educação infantil
Autor: Furtado, Cristina Pereira 
Primeiro orientador: Brzezinski, Iria
Primeiro membro da banca: Mesquita, Deise Nanci
Segundo membro da banca: Schultz, Lenita Maria Junqueira
Resumo: O tema desta dissertação é Saberes para um ensino bilíngüe na Educação Infantil . O problema da investigação consiste em: o ensino-aprendizagem bilíngüe na Educação Infantil influência o desenvolvimento das crianças? Pretende-se verificar a possibilidade e relevância da inserção da língua inglesa para crianças em idade pré-escolar de 3 a 5 anos, na escola de Educação infantil. Buscou-se, também, aprofundar estudos sobre o bilingüismo na Educação Infantil. O desenvolvimento da criança e da escola e os saberes bilíngües para a Educação Infantil foram enfocados com base nas idéias de Grosjean (1982) Vygotsky (1998a,b,c; 2000), Luckman e Berger (1985), Barbosa (1997), Schultz (2002; 2004), Mello (1999; 2002). O método orientador desta investigação foi o dialético. Desenvolveu-se uma pesquisa teóricobibliográfica partindo de informações recolhidas em visitas e entrevistas do corpo docente e gestor de 6 escolas que oferecem curricularmente a língua inglesa na Educação Infantil e de uma escola bilíngüe no Município de Goiânia. Entre os resultados foi possível comprovar que a linguagem é fator fundamental no desenvolvimento infantil e que aprender línguas estrangeiras colabora com esse desenvolvimento. Compreendeu-se que há a necessidade de o professor, para atuar na Educação Infantil, ser formado na universidade e que, no caso do ensino de língua estrangeira, deve dominar os saberes necessários para ministrar esta disciplina na Educação Infantil, porque não basta só ser professor de inglês, tampouco somente pedagogo.
Abstract: The subject of this study is Knowledges for a bilingual teaching in the Infant Education . The problem of this investigation consists of: Does the bilingual teaching in the Infant Education influence the children s development? It aims at verifying the possibility and the relevance of the English Language insertion for preschool children. It also aims at developing further studies regarding the bilingualism in the Infant Education. The study focused on the ideas of Grosjean (1982) Vygotsky (1998a, b, c; 2000), Luckman and Berger (1985), Barbosa (1997), Schultz (2002; 2004), Mello (1999; 2002). The investigation followed a dialectical approach. A theoretic and bibliographical research was developed taking into consideration the information collected from visits and interviews with teachers and managers from 6 private schools which offer the English language as a subject in the Infant Education as well as from a bilingual school in Goiânia. It was possible to prove, with this study, that the language is an essential factor in the children development. Moreover, learning foreign languages collaborates with this development. It was also possible to understand that, there is a need for the teacher, who works with the Infant Education, to be graduated from university and that, in the case of the education of a foreign language, he or she must have the necessary knowledge to teach it in this level of education as it is not enough being only an English teacher, it is also important to be a pedagogue.
Palavras-chave: Educação Infantil
Ensino Bilíngüe
Desenvolvimento Infantil
Linguagem
Formação de Professor
Língua Estrangeira
Infant Education
Bilingual Teaching
Children Development
Language
Teacher Education
Foreign Language
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: UCG
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FURTADO, Cristina Pereira. Saberes para um ensino bilíngüe na educação infantil. 2007. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1183
Data de defesa: 29-Set-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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