Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1183
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFurtado, Cristina Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0381633017973054por
dc.contributor.advisor1Brzezinski, Iria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783413Z4por
dc.contributor.referee1Mesquita, Deise Nanci-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4043217912376564por
dc.contributor.referee2Schultz, Lenita Maria Junqueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790300H0por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:53:56Z-
dc.date.available2007-11-21-
dc.date.issued2007-09-29-
dc.identifier.citationFURTADO, Cristina Pereira. Saberes para um ensino bilíngüe na educação infantil. 2007. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2007.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1183-
dc.description.resumoO tema desta dissertação é Saberes para um ensino bilíngüe na Educação Infantil . O problema da investigação consiste em: o ensino-aprendizagem bilíngüe na Educação Infantil influência o desenvolvimento das crianças? Pretende-se verificar a possibilidade e relevância da inserção da língua inglesa para crianças em idade pré-escolar de 3 a 5 anos, na escola de Educação infantil. Buscou-se, também, aprofundar estudos sobre o bilingüismo na Educação Infantil. O desenvolvimento da criança e da escola e os saberes bilíngües para a Educação Infantil foram enfocados com base nas idéias de Grosjean (1982) Vygotsky (1998a,b,c; 2000), Luckman e Berger (1985), Barbosa (1997), Schultz (2002; 2004), Mello (1999; 2002). O método orientador desta investigação foi o dialético. Desenvolveu-se uma pesquisa teóricobibliográfica partindo de informações recolhidas em visitas e entrevistas do corpo docente e gestor de 6 escolas que oferecem curricularmente a língua inglesa na Educação Infantil e de uma escola bilíngüe no Município de Goiânia. Entre os resultados foi possível comprovar que a linguagem é fator fundamental no desenvolvimento infantil e que aprender línguas estrangeiras colabora com esse desenvolvimento. Compreendeu-se que há a necessidade de o professor, para atuar na Educação Infantil, ser formado na universidade e que, no caso do ensino de língua estrangeira, deve dominar os saberes necessários para ministrar esta disciplina na Educação Infantil, porque não basta só ser professor de inglês, tampouco somente pedagogo.por
dc.description.abstractThe subject of this study is Knowledges for a bilingual teaching in the Infant Education . The problem of this investigation consists of: Does the bilingual teaching in the Infant Education influence the children s development? It aims at verifying the possibility and the relevance of the English Language insertion for preschool children. It also aims at developing further studies regarding the bilingualism in the Infant Education. The study focused on the ideas of Grosjean (1982) Vygotsky (1998a, b, c; 2000), Luckman and Berger (1985), Barbosa (1997), Schultz (2002; 2004), Mello (1999; 2002). The investigation followed a dialectical approach. A theoretic and bibliographical research was developed taking into consideration the information collected from visits and interviews with teachers and managers from 6 private schools which offer the English language as a subject in the Infant Education as well as from a bilingual school in Goiânia. It was possible to prove, with this study, that the language is an essential factor in the children development. Moreover, learning foreign languages collaborates with this development. It was also possible to understand that, there is a need for the teacher, who works with the Infant Education, to be graduated from university and that, in the case of the education of a foreign language, he or she must have the necessary knowledge to teach it in this level of education as it is not enough being only an English teacher, it is also important to be a pedagogue.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:53:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CRISTINA PEREIRA FURTADO.pdf: 461450 bytes, checksum: 54c832616e76f0722482da7328c1659d (MD5) Previous issue date: 2007-09-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4473/CRISTINA%20PEREIRA%20FURTADO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUCGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectEnsino Bilíngüepor
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectFormação de Professorpor
dc.subjectLíngua Estrangeirapor
dc.subjectInfant Educationeng
dc.subjectBilingual Teachingeng
dc.subjectChildren Developmenteng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectTeacher Educationeng
dc.subjectForeign Languageeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleSaberes para um ensino bilíngüe na educação infantilpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTINA PEREIRA FURTADO.pdf450,63 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.