Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1184
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Maria Goretti Quintiliano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0144330782033440por
dc.contributor.advisor1Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:53:56Z-
dc.date.available2007-12-12-
dc.date.issued2007-08-23-
dc.identifier.citationCARVALHO, Maria Goretti Quintiliano. THE PROFESSOR AND THE DIFFICULTIES IN LEARNING: concepts and practices. 2007. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2007.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1184-
dc.description.resumoEsta dissertação discute a participação do professor na relação que o aluno diagnosticado com dificuldades de aprendizagem estabelece com o conhecimento. Apresenta o histórico sobre a dificuldade de aprendizagem presente no discurso pedagógico brasileiro a partir das pesquisas de Tiballi (1998), Patto (1999), e Angellucci et alli (2004) e os conceitos de aprendizagem e de dificuldade de aprendizagem segundo as concepções: genético-cognitiva, que tem Piaget como seu principal expoente; sócio-cognitiva, com Vygotsky como seu principal teórico e a concepção cultural, que tem Bernard Charlot como um dos estudiosos que, na atualidade, faz uma análise sobre o saber, a aprendizagem e a relação que o sujeito estabelece com o saber, acrescentando alguns elementos importantes para a compreensão do processo de aprendizagem. Por meio de pesquisa empírica realizada no sistema de ensino público municipal em São Luís de Montes Belos, esta dissertação identifica as concepções de dificuldade de aprendizagem que balizam o trabalho pedagógico do professor no ensino fundamental, refletindo sobre o que os professores pensam acerca da dificuldade de aprendizagem e quais elementos constituem essa sua concepção, e, ainda o que os professores e/ou a escola fazem para reverter situações de fracasso escolar, além dos critérios que os professores consideram para identificar as crianças que têm dificuldade de aprendizagem. Essa reflexão fundamenta-se nas reformulações de Charlot (2000, 2001, 2005, 2006) sobre a aprendizagem, que considera a relação com o saber, com o aprender, como a relação que o sujeito estabelece com o mundo, com o outro e consigo mesmo quando é confrontado pela necessidade de aprender.por
dc.description.abstractThis dissertation argues the participation of the professor in the relation that the student diagnosised with learning difficulties establishes with the knowledge. It presents the historical about the difficulty of learning in the Brazilian pedagogical speech from the research of Tiballi (1998), Patto (1999), and Angellucci et alli (2004), and presents the concepts of learning and difficulty in learning according to geneticcognitive that Piaget has as his main exponent; social-cognitive, with Vygotsky as his main theorical and the cultural conception, that has Bernard Charlot as one of the scholars that, in the present time, makes an analysis on knowledge, the learning and the relation that the subject establishes with knowledge, adding some important elements for the understanding of the learning process. By empirical research done in the system of municipal public education in São Luís de Montes Belos, this dissertation identifies the conceptions of learning difficulty that mark out with buoys the pedagogical work of the professor in basic education, reflecting about what the professors think about learning difficulty and which elements constitute this conception, and, still what the professors and/or the school make to revert the situations of failure at school, beyond the criteria that the professors consider to identify the children who have learning difficulty. This reflection is based on the reformularizations of Charlot (2000, 2001, 2005, 2006) about learning, that considers the relation with knowledge, with learning, how the relation that the subject establishes with the world, with the other and with himself even when he is collated by the necessity in learning.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:53:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIA GORETTI QUINTILIANO CARVALHO.pdf: 1872383 bytes, checksum: 1e5240852d34481d9e477c4cac22def3 (MD5) Previous issue date: 2007-08-23eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4491/MARIA%20GORETTI%20QUINTILIANO%20CARVALHO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.subjectTrabalho pedagógicopor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectDifficulties of learningeng
dc.subjectPedagogical workeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO PROFESSOR E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: concepções e práticaspor
dc.title.alternativeTHE PROFESSOR AND THE DIFFICULTIES IN LEARNING: concepts and practiceseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA GORETTI QUINTILIANO CARVALHO.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.