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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação física e mundo do trabalho: um estudo sobre concepções de educação física numa escola profissionalizante.
Autor: Peres, Hugo Eduardo 
Primeiro orientador: Nepomuceno, Maria de Araújo
Primeiro membro da banca: Afonso, Lucia Helena Rincon
Segundo membro da banca: Mascarenhas, Fernando
Resumo: Este trabalho investigativo, realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, tem como objetivo compreender as relações existentes entre as práticas de educação física que ocorrem no Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet-GO), instituição educativa que prepara profissionais para o mercado de trabalho, e a formação profissional exigida pelo mundo do trabalho. Os sujeitos desta pesquisa: professores de Educação Física do ensino médio, buscados no Cefet-GO, foram investigados a partir de um roteiro de entrevista semi-estruturado, por meio do qual, procurou-se obter respostas para as principais questões levantadas nesta pesquisa. O ingresso na escola permitiu o entendimento da existência de relações claras entre as aulas de educação física ministradas e o mundo do trabalho e a ausência de um projeto político-pedagógico que subsidiasse as práticas dos professores. Dentre as principais categorias de análise selecionadas, para auxiliar nos caminhos desta pesquisa, constam as que buscam deixar claras as relações estabelecidas entre trabalho e educação, discutidas especialmente por Frigotto e Gentili; as que visam esclarecer, a cisão entre trabalho intelectual e manual, desenvolvidas por Kuenzer; e as que discutem e a idéia de escola unitária pensadas por Gramsci. A partir da investigação realizada, as concepções que fundamentam as práticas de educação física desenvolvidas no Cefet-GO e as suas finalidades destas práticas puderam ser compreendidas, tendo como parâmetro as principais abordagens que influenciaram a educação física a partir dos anos 1980. Apreendeu-se que, a superação da contradição existente entre a educação física e a preparação para o mundo do trabalho, para a formação de um sujeito crítico e emancipado se faz necessário tendo como pilar para a sustentação das práticas de educação física, uma perspectiva crítica.
Abstract: This research work, accomplished through a qualitative research, aims at understanding the existent relations between the physical education practices at the Federal Center of Technological Education of Goiás (Cefet-GO), an educational institution that prepares professionals for the job market, and the professional formation required by the job market. The subjects of this research: teachers of physical education at the secondary school level, in Cefet-GO, were initially surveyed by means of a semi-structured interview, through which we tried to obtain answers to the major questions posed in this research. The admission to the Cefet-GO allowed us to understand the existence of clear relation between the physical education classes given and the job market and the lack of a politicalpedagogic project to support the teachers practices. Among the main categories of analysis selected to aid us throughout this research, there are those that try to show a clear picture of the relations established between work and education, especially discussed by Frigotto and Gentili; those that try to clarify the divergence between intellectual and manual work, developed by Kuenzer; and those that discuss the idea of a unified school thought of by Gramsci. From this investigation, the conceptions upon which the physical education practices developed at Cefet-GO are based and their purposes with these practices could then be understood, having as a parameter the main approaches that have influenced the physical education since the 1980 s. It was concluded that it is necessary to overcome the existing contradiction between the physical education and the preparation for the job market for the formation of a conscious and free individual, having in mind a critical perspective as a support for the physical education practices.
Palavras-chave: Educação física
Mundo do trabalho
Ensino médio
Escola unitária
Physical education
Job market
Secondary school
Unitary school
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: UCG
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PERES, Hugo Eduardo. Educação física e mundo do trabalho: um estudo sobre concepções de educação física numa escola profissionalizante. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1189
Data de defesa: 25-Ago-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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