Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1192
Tipo do documento: Dissertação
Título: Políticas de expansão e estruturação da educação superior em Goiânia nos anos 90: o caso da Faculdade Anhangüera de Ciências Humanas
Autor: Ferreira, Suely 
Primeiro orientador: Nepomuceno, Maria de Araújo
Primeiro membro da banca: Dourado, Luiz Fernandes
Segundo membro da banca: Brito, Maria Helena de Oliveira
Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa que visou compreender as políticas de expansão e estruturação da educação superior em Goiânia-Go, nos anos 90, por meio do estudo de caso da Faculdade Anhangüera de Ciências Humanas. Para alcançar tal objetivo, fez-se necessário reconstruir sinteticamente a história de criação, consolidação e expansão desta instituição, no período de 1973-2001. A investigação dessa história particular passou pela compreensão de sua articulação com a expansão do ensino superior privado no Brasil, processo diretamente ligado à constituição do Estado e das políticas educacionais por ele geridas. Esta pesquisa baseou-se no seguinte pressuposto: as atividades desenvolvidas pela Faculdade Anhangüera foram guiadas pelas políticas educacionais vigentes no país e pela exigência do mercado, em interação com as características empresariais do grupo que compõe a sua mantenedora. Dentre as categorias que deram suporte à análise consta a de Estado, inspirada no pensamento gramsciano. Este trabalho foi construído por meio de pesquisa bibliográfica, de pesquisa documental e de entrevistas, buscando encontrar na parte, a compreensão e a relação com o todo. Na década de 1970, surgiu no país um novo ensino superior privado, idealizado por empresários da educação, que o concebiam na perspectiva do mercado. Os responsáveis diretos pela Faculdade Anhangüera foram os primeiros em Goiânia a implantar uma instituição de ensino superior privado com fins lucrativos, defendendo, por meio de sua concepção de mundo, uma nova visão de ensino superior, em contraposição ao ensino público e confessional já consolidados. Em Goiânia, essa instituição pode ser entendida como pioneira, por representar esse novo tipo de ensino superior. No final da década de 1990, a faculdade sentiu-se pressionada a responder às novas exigências colocadas por um mercado marcado por acirrada concorrência e por uma nova legislação educacional, que estabeleceu fundamentalmente, o Exame Nacional de Curso (ENC) e a avaliação das condições de ensino, levando-a a iniciar um significativo processo de mudança, para readaptar-se a essa nova realidade. A instituição vem buscando novos caminhos para continuar seu processo de expansão para além da graduação, passando a oferecer também, cursos de pós-graduação lato sensu, cursos superiores seqüenciais, cursos de tecnologia, ampliando sua oferta de produtos para alcançar uma clientela cada vez mais heterogênea.
Palavras-chave: Política de expansão
Estruturação da educação
Faculdade Anhanguera
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: FERREIRA, Suely. Políticas de expansão e estruturação da educação superior em Goiânia nos anos 90: o caso da Faculdade Anhangüera de Ciências Humanas. 2002. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1192
Data de defesa: 2-Ago-2002
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Suely Ferreira.pdf931,18 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.