Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNovaes, Valcemia Gonçalves de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4859781873163738por
dc.contributor.advisor1Carneiro, Maria Esperança Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2078525746548579por
dc.contributor.referee1Brzezinski, Iria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6603959142820263por
dc.contributor.referee2Barbosa, Ivone Garcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8032275045906128por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:54:00Z-
dc.date.available2005-11-29-
dc.date.issued2004-09-01-
dc.identifier.citationNOVAES, Valcemia Gonçalves de Sousa. Pólo universitário de Palmeiras de Goiás: concretização das políticas educacionais da UEG. 2004. 304 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1193-
dc.description.resumoNesta dissertação pretende-se estudar o Pólo da Universidade Estadual de Goiás em Palmeiras de Goiás buscando uma análise qualitativa dos reflexos, positivos e negativos, da expansão, do ensino superior realizada mediante a implantação de uma instituição de nível superior de formação de professores e deste Pólo. O estudo se realiza pelo método dialético e uma abordagem qualitativa. A parte teórica deste trabalho baseia-se em autores como Marx, Gramsci, Foucault, Enguita e Brezezinski, entre outros. Os procedimentos metodológicos adotados foram: pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas e aplicação de questionários compostos de perguntas abertas e fechadas. Os dados obtidos são apresentados através de figuras, gráficos e tabelas e citações diretas dos questionários e entrevistas. Os sujeitos participantes da pesquisa são professores de educação básica da rede municipal e estadual de ensino, diretores e coordenadores de escolas públicas, coordenadores, docentes e funcionários do Pólo, secretários municipais de educação e prefeitos, pais de alunos e comerciantes do município de Palmeiras de Goiás. O primeiro capítulo detém-se no método, nos procedimentos, na análise dos sujeitos e nas técnicas empregadas nesta pesquisa. Na segunda parte estuda-se os documentos nacionais e internacionais relevantes para a compreensão do financiamento educacional público e a expansão do sistema brasileiro de educação superior durante as duas últimas décadas no século XX. Detém-se ainda num estudo do papel político das agências internacionais, em especial o Banco Mundial, e a influência destas sobre a definição das políticas públicas de financiamento educacional no Brasil. No capítulo seguinte abordase a Universidade Estadual de Goiás-UEG principiando-se por uma narrativa histórica cobrindo meio século, que culmina na criação da UEG pelo governo estadual, em 1999. Apresenta-se também a estrutura, organização e cursos oferecidos, destacando a expansão desta instituição mediante campi para oferta dos cursos de formação de professores em nível superior. O Pólo Universitário de Palmeiras de Goiás é um destes campi. Finalmente nesta dissertação pesquisa-se e procura-se identificar, discutir, analisar e apresentar os reflexos, positivos e negativos, da instalação do Pólo de Palmeiras de Goiás. Procura-se também, traçar um roteiro histórico desta implantação e o perfil sócioeconômico e educativo dos sujeitos participantes do estudo. Indica como principais reflexos educacionais a realização pessoal dos professores que conseguiram formação superior, a melhoria da qualidade de ensino e um aumento do nível de participação dos professores no processo de gestão escolar. Aponta-se como reflexo econômico detectado na cidade sede do Pólo a expansão em diversos setores comerciais.por
dc.description.abstractThis dissertation intends to study the Pólo Universitário da Universidade Estadual de Goiás de Palmeiras de Goiás and it also intends to make a qualitative analysis of the positive and negative results of the higher education expansion. This study was made through the dialectic method, analyzing the contradictions through a qualitative perspective. The theoretical part of this paper was based on relevant authors such as Gramsci, Foucault, Enguita, Brzezinski and others. The techniques and procedures used in this research were: bibliographical and documental comprehensive survey; semi-structured interviews and detailed questionnaires. The answers and the information collected are quoted directly and, when possible, these pieces of information were transformed into graphs and tables. These facts are presented along the researcher s comments and analyses. The first part of this paper describes the methodology and techniques used. Next, it explores the relevant national and international documents trying to form a qualitative representation of the public education policies for the higher education system in Brazil during the two final decades of the 20th century. There is a documental survey of Brazil s public educational investment policies in the last two decades. It also studies the political role of international agencies, in especially the World Bank, which has been highly influential on Brazil s political actions that have allowed the higher education private system expansion. In the third part, this study concentrates on the history, structures, roles and expansion of the UEG. The government of the state of Goiás, in 1999, founded a multicampi public higher education institution: The Universidade Estadual de Goiás-UEG. It has expanded and installed several campi in different towns of the state. The campus of Palmeiras de Goiás is one of these campi. Finally, this paper surveys, and seeks to identify, analyze and discuss the positive and negative results of the installation of a higher education institution in the country town of Palmeiras de Goiás. It also seeks to identify the social, economical and educational levels of the participants in the research. It presents the history of this teachers´ formation institution and indicates the identified results of its activity.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:54:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valcemia Goncalves de Sousa Novaes.pdf: 2920444 bytes, checksum: 5e7eb7e6ab783f6652f9d5cbe47a317c (MD5) Previous issue date: 2004-09-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4535/Valcemia%20Goncalves%20de%20Sousa%20Novaes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUCGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispor
dc.subjectExpansão da educação superiorpor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectPublic educational policieseng
dc.subjectHigher education expansioneng
dc.subjectHistory of education.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePólo universitário de Palmeiras de Goiás: concretização das políticas educacionais da UEGpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valcemia Goncalves de Sousa Novaes.pdf2,85 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.