Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1194
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes, Isabel Ana de-
dc.contributor.advisor1Miranda, Marilia Gouvea de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7051422864028373por
dc.contributor.referee1Nepomuceno, Maria de Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5815040921085433por
dc.contributor.referee2Dourado, Luiz Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1883931901388039por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:54:00Z-
dc.date.available2005-11-29-
dc.date.issued2002-05-17-
dc.identifier.citationMORAES, Isabel Ana de. O plano de desenvolvimento da escola (PDE/FUNDESCOLA) e a autonomia na gestão escolar. 2002. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiás, 2002.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1194-
dc.description.resumoA pesquisa pretende discutir a noção de autonomia na administração escolar sustentada pelo Plano de Desenvolvimento da Escola, componente do Fundo de Desenvolvimento da Escola (FUNDESCOLA), compreendendo as novas significações que as questões da descentralização, da autonomia e da participação tomam nas atuais políticas públicas. Busca-se constatar a concepção que os educadores envolvidos no PDE (diretores, coordenadores do PDE, líderes de objetivos e professores) têm de autonomia e de que forma a implementação deste plano possibilitou, ou não, ampliar o exercício de autonomia da escola pública estadual de Goiás. Verificou-se que o PDE concebido como política educacional pela forma como dirige e realiza as ações de elaboração e implementação, pode ser entendido como indutor de um modelo de gestão que encontra, na prática, dificuldade em materializar a democratização da gestão escolar e, conseqüentemente, promover a autonomia e a participação.por
dc.description.abstractThe research intend to discuss the notion of autonomy on the school administration supported by school development Plan which is a component of school development fund (FUNDESCOLA), understanding the new meanings that decentralization, autonomy and participation issues have taken part into the current public politics. It has searched to prove the conception that the educators involved in PDE (directors, coordinators of PDE, leaders and teachers) have autonomy and it has seen how the plan implementation has facilitated, or not, to enlarge the exercise of school autonomy. It has verified that PDE, how it was conceived as an educational politics, and how it has been driven become true the elaboration and implementation actions which can be understood as an administration inductor model that finds out, in the practice, difficulty to materialize the democratization of school administration and consequently, to promote the autonomy and participation of it.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:54:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Isabel Ana de Moraes.pdf: 381559 bytes, checksum: 5b1e2624f14dae95c58b97ed47b82149 (MD5) Previous issue date: 2002-05-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4561/Isabel%20Ana%20de%20Moraes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUCGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectPDEpor
dc.subjectFUNDESCOLApor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAutonomia na gestão escolarpor
dc.subjectPlano de desenvolvimento da escolapor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleO plano de desenvolvimento da escola (PDE/FUNDESCOLA) e a autonomia na gestão escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabel Ana de Moraes.pdf372,62 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.