Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1195
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de funções lineares numa abordagem dinâmica e iterativa
Autor: Pimenta, Adelino Candido 
Primeiro orientador: Oliveira Filho, Ovidio Candido de
Primeiro membro da banca: Libâneo, José Carlos
Segundo membro da banca: Almouloud, Saddo Ag
Resumo: Esta trabalho apresenta uma nova abordagem noestudo de funções lineares. Analisa, também, os aspectos mais relevantes da história do tema e suas articulações com a informática. Inicialmente, procedeu-se a um levantamento nas principais escolas de ensino médio de Goiânia para identificar os livros didáticos. Nessa etapa, foi realizada uma identificação dos conceitos predominantes no livros. Procurou-se fundamentar teoricamente essa proposta mantendo diálogo, do início ao fim, com as idéias dos principais pesquisadores que se preocupam com a temática eleita. No que diz respeito ao aspecto histórico e epistemólogico, este trabalho apoiou-se especialmente nas análises de Almouloud, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ao passo que na área de informática a interlocução deu-se, permanente e atentamente, com a produção de Borba e seus discípulos e outros investigadores. O texto, objeto principal desta pesquisa, baseia-se nas publicações de Oliveira Filho. Finalmente, meidante a utilização do software Linear Web Apllet, elaborou-se uma proposta que norteia o estudo de funções lineares de forma dinâmica e iterativa, ao mesmo tempo que agrega novos conceitos
Abstract: This paper presents a new approach in the study of linear functions. In addition, a brief analysis is made of the most relevant aspects of the history of the theme and its articulation with informatics. Initially, a survey was carried out in Goiânia's principal secondary schools in order to identify the textbooks they use. At this stage, a detailed examination of the predominant concepts in these books was undertaken. An attempt was made to give the proposal a theoretical foundation, maintaining, from start to finhish, a dialogue with the ideas of the principal researchers involved with the chosen theme. With regard to the historical and epistemological aspects, these were based on works orientated by Almounloud of the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, while in the context of informatics there was a constant attentive dialogue with the works of Borba and his disciples and other investigators in the field. with regard to the text, the principal objective of the research, this was based on the publications of the orientator Oliveira Filho. Finally, by using the Linear Web Aplett software, a proposal, which dynamically directs the study of linear functions, was drawn up, while at the same time new concepts were added to those already consolidated.
Palavras-chave: Educação matemática
Funções lineares
Iteradas de funções
Padrão de perseguição
Novas tecnologias na educação
Math education
Linear functions
Follow-up patterns
New educational technology
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: UCG
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Educação
Citação: PIMENTA, Adelino Candido. O ensino de funções lineares numa abordagem dinâmica e iterativa. 2001. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1195
Data de defesa: 7-Dez-2001
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adelino Candido Pimenta.pdf636,85 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.