Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1206
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Maria Aparecida Candine de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5955975639415371por
dc.contributor.advisor1Afonso, Lúcia Helena Rincón-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708611D8por
dc.contributor.referee1Peixoto, Joana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576por
dc.contributor.referee2Barrio, Juan Bernardino Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6859482550702496por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:54:09Z-
dc.date.available2008-09-17-
dc.date.issued2008-06-27-
dc.identifier.citationBRITO, Maria Aparecida Candine de. The USE of the COMPUTERS in the LABORATORIES OF EDUCATIVE INFOMÁICA of the STATE NET OF GOIÂNIA: LIMITS and POSSIBILITIES of ENVIRONMENT CYBER. 2008. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1206-
dc.description.resumoA informática está presente em todas as esferas da vida social. Tendo sido alvo de discursos oficiais, trabalhos acadêmicos e produções científicas no que diz respeito ao seu potencial na educação e, de modo especial, no processo educativo. Todo esse discurso remete aos modos de apropriação e incorporação, pelos professores, do computador em suas práticas pedagógicas, de forma a instaurar diferenças qualitativas nas atividades de ensinar e aprender. Este trabalho aborda o uso do computador na escola, focalizando-o do ponto de vista das práticas pedagógicas utilizadas no LIE (Laboratório de Informática Educativa) da Rede Estadual de Goiânia. O objetivo é compreender como vem acorrendo o uso dos computadores nos LIE de escolas da Rede Estadual de Goiânia, identificando a dinâmica da ação pedagógica no processo educativo. Foi utilizada a abordagem qualitativa, por permitir ao investigador apreender a problemática no contexto em que ela se situa e também detectar elementos que, acrescidos aos pressupostos teóricos, poderão contribuir para melhor compreendê-la em sua dinâmica e em suas contradições. A pesquisa foi realizada em sete escolas públicas de Ensino Médio da Rede Estadual de Educação de Goiânia, Goiás, que possuem Laboratórios de Informática Educativa com Ambiente Cyber. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: observação, questionários, conversas informais e diários de campo. Os principais teóricos que embasam a investigação são: Schaff (1993), Oliveira; Líbâneo; e Toschi (2003), Castells (1999), Silveira (2001), Bonilla e Pretto (2000), Fonseca (1999), Moraes (1997, 1995,1993), Levy (1993), Valente (1991, 1993,1997 e 1998), Moran (2000), Oliveira (2002), Sacristán (1999), entre outros.por
dc.description.abstractComputer science is present in all the spheres of the social life. Having been white of official speeches, academic works and scientific productions in that it says respect to its potential in the education and, in special way, in the educative process. All this speech sends to the ways of appropriation and incorporation, for the professors, of the computer in its practical pedagogical, of form to restore qualitative differences in the activities to teach and to learn. This work approaches the use of the computer in the school, focusing it of the point of view of practical the pedagogical ones used in the LIE (Educative Laboratory of Computer science) of the State Net of Goiânia. The objective is to understand as it comes being a refugee the use of the computers in the LIE of schools of the State Net of Goiânia, being identified the dynamics of the pedagogical action in the educative process. The qualitative boarding was used, for allowing the investigator to apprehend the problematic one in the context where it also places itself and to detect elements that, increased the estimated theoreticians, will be able to contribute better to understand it in its dynamics and its contradictions. The research was carried through in seven public schools of Average Education of the State Net of Education of Goiânia, Goiás. Those possess Laboratories of Educative Computer science with Cyber Environment. The following instruments of collection of data had been used: informal comment, questionnaires, colloquies and daily of field. The main theoreticians who base the inquiry are: Schaff (1993), Oliveira; Líbâneo; e Toschi (2003), Castells (1999), Silveira (2001), Bonilla and Pretto (2000), Fonseca (1999), Moraes (1997, 1995, 1993), Levy (1993), Valente (1991, 1993, 1997 e 1998), Moran (2000), Oliveira (2002), Sacristan (1999), among others.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:54:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIA APARECIDA CANDINE DE BRITO.pdf: 729592 bytes, checksum: 6b0a0f1382f8ba641d484b55eafc2c9e (MD5) Previous issue date: 2008-06-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4573/MARIA%20APARECIDA%20CANDINE%20DE%20BRITO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLaboratório de Informática Educativapor
dc.subjectAmbiente Cyberpor
dc.subjectProcesso educativo e Formação de professorespor
dc.subjectLaboratory of Educative Computer scienceeng
dc.subjectSurrounding Cybereng
dc.subjecteducative Process and Formation of professorseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO USO DOS COMPUTADORES NOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EDUCATIVA NA REDE ESTADUAL DE GOIÂNIA: LIMITES E POSSIBILIDADES DO AMBIENTE CYBERpor
dc.title.alternativeThe USE of the COMPUTERS in the LABORATORIES OF EDUCATIVE INFOMÁICA of the STATE NET OF GOIÂNIA: LIMITS and POSSIBILITIES of ENVIRONMENT CYBEReng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA APARECIDA CANDINE DE BRITO.pdf712,49 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.