Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1210
Tipo do documento: Dissertação
Título: Alunos na Educação a distância: representações sociais de alunos do Sistema de Educação a distância da Academia Nacional de Polícia
Autor: Pinheiro, Jose Walber Borges 
Primeiro orientador: Peixoto, Joana
Primeiro membro da banca: Santos, Gilberto Lacerda dos
Segundo membro da banca: Afonso, Lucia Helena Rincon
Resumo: Academia Nacional de Polícia (ANP) promove para os policiais federais cursos de requalificação, como o Curso Superior de Polícia (CSP) e o Curso Especial de Policia (CEP), oferecidos a distância. Para apreciar a visão que os alunos têm do curso, o presente trabalho a estuda pela ótica da teoria das Representações Sociais. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi feita com base em entrevistas e análise de dados, coletados junto aos alunos que freqüentaram ou freqüentam o sistema de Educação a Distância, nos anos de 2005 a 2008. Para atingir tal objetivo, os alunos foram indagados quanto à visão geral que tinham do curso após sua vivência e às dificuldades enfrentadas. Também lhes foi pedido que discorressem quanto à diferença entre a situação de aluno presencial e de participantes de um curso a distância, contrastando vantagens e desvantagens.
Abstract: The National Police Academy (Academia Nacional de Polícia - ANP) promotes requalification courses for their officers, such as the Superior Police Course (Curso Superior de Polícia - CSP) and the Special Police Course (Curso Especial de Policia - CEP). These courses are offered in a distance education system. This paper aims to understand how the student sees the distance education , throught the theory of Social Representations. The present is a qualitative research, which was carried out via interviews and data analysis. The data was collect among the students who attended the distance education system, from 2005 and 2008. In order to fulfill the research s objectives, the students were asked about their general view of the distance education course as well as the difficulties they faced. They were also asked to discuss and contrast the two different educational parameters, distance and presential.
Palavras-chave: Representações Sociais
Educação a Distância
visão do aluno
Social representations
distance education
student s view
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: PINHEIRO, Jose Walber Borges. Alunos na Educação a distância: representações sociais de alunos do Sistema de Educação a distância da Academia Nacional de Polícia. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1210
Data de defesa: 20-Set-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSE WALBER BORGES PINHEIRO.pdf819,01 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.