Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1211
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A REPRESENTAÇÃO E O DISCURSO PEDAGÓGICO |
Autor: | Silva, Darto Vicente da |
Primeiro orientador: | Ternes, José |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Fábio Ferreira de |
Segundo membro da banca: | Peixoto, Joana |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar o funcionamento da linguagem do discurso pedagógico de forma aproximada à representação. Linguagem em que um signo se desdobra em outro indefinidamente e, por isso mesmo, engendra uma estrutura conceitual: mundo infantil, aprendizagem espontânea, liberdade da criança, o aluno como produtor ou como aquele que reconstrói seu próprio conhecimento, facilidade e espontaneidade do conhecimento, transformação da realidade, o aluno e sua bagagem cultural, aprendizagem significativa e muitos outros conceitos que funcionam no discurso pedagógico como representação separada das coisas; conceitos cujos significados não são extraídos das coisas, e explica a ligação de um signo ao que ele significa não pelas próprias coisas, ou pelo que acontece dentro da escola, mas pela representação. A linguagem como pura representação foi a disposição ou a forma de funcionamento da linguagem nos séculos XVII e XVIII. Nesta disposição, ela é a representação que se desenrola e se desdobra numa seqüência de signos verbais destituídos de quaisquer elementos empíricos. Foi nessa direção que a loucura, a doença e o homem funcionaram durante o período clássico e, que ao seu modo, os conceitos do discurso pedagógico mundo infantil, aprendizagem espontânea e criança também funcionam. Para demonstrar essa proximidade do discurso pedagógico com a linguagem como pura representação, o estudo balizou-se em pesquisas arqueológicas realizadas por Foucault e, principalmente, nos textos que versam sobre as tendências pedagógicas da nova escola e da progressista. |
Abstract: | This work has objective to investigate the functioning of the languagem of the pedagogical speech of aproach form of the representation. Languagem where sign if unfold in another one and, therefore, produces conceptual structure: infantil word, spontaneous learning, freedom of the child, the pupil as producing or as that one that reconstructs its proper knowledge, eaness and spontaneous of the knowledge, transformation of the reality, the pupil and its cultural luggage, significant learning and many other concepts that function in the pedagogical speech as separate representation of the things; and explains the linking of sign what it means not for the proper things, or what happens inside of the school, but for the representation. The language as pure representation was the disposal or the form of functioning of the language in centuries XVII and XVIII. In this disposal, it is the representation that if uncurls and if unfolds in a sequence of verbal signs destitute of any empirical elements. It was in this direction that madness, the ilness and the man funcioned during the classic period and, that its way, the concepts of the pedagogical speech infantile word, spontaneous learning and child also functions. To demonstrate this proximity of the pedagogical speech with the languagem as pure representation, the study it was marked out with buoys in archaeological research carried through by Foucault and, primarily, in the texts that turn on the pedagogical trends of the new school and the progressive. |
Palavras-chave: | loucura doença homem representação discurso pedagógico madness illness man representation pedagogical speech |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Educação |
Citação: | SILVA, Darto Vicente da. A REPRESENTAÇÃO E O DISCURSO PEDAGÓGICO. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1211 |
Data de defesa: | 2-Set-2008 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DARTO VICENTE DA SILVA.pdf | 676,74 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.