Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1211
Tipo do documento: Dissertação
Título: A REPRESENTAÇÃO E O DISCURSO PEDAGÓGICO
Autor: Silva, Darto Vicente da 
Primeiro orientador: Ternes, José
Primeiro membro da banca: Almeida, Fábio Ferreira de
Segundo membro da banca: Peixoto, Joana
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar o funcionamento da linguagem do discurso pedagógico de forma aproximada à representação. Linguagem em que um signo se desdobra em outro indefinidamente e, por isso mesmo, engendra uma estrutura conceitual: mundo infantil, aprendizagem espontânea, liberdade da criança, o aluno como produtor ou como aquele que reconstrói seu próprio conhecimento, facilidade e espontaneidade do conhecimento, transformação da realidade, o aluno e sua bagagem cultural, aprendizagem significativa e muitos outros conceitos que funcionam no discurso pedagógico como representação separada das coisas; conceitos cujos significados não são extraídos das coisas, e explica a ligação de um signo ao que ele significa não pelas próprias coisas, ou pelo que acontece dentro da escola, mas pela representação. A linguagem como pura representação foi a disposição ou a forma de funcionamento da linguagem nos séculos XVII e XVIII. Nesta disposição, ela é a representação que se desenrola e se desdobra numa seqüência de signos verbais destituídos de quaisquer elementos empíricos. Foi nessa direção que a loucura, a doença e o homem funcionaram durante o período clássico e, que ao seu modo, os conceitos do discurso pedagógico mundo infantil, aprendizagem espontânea e criança também funcionam. Para demonstrar essa proximidade do discurso pedagógico com a linguagem como pura representação, o estudo balizou-se em pesquisas arqueológicas realizadas por Foucault e, principalmente, nos textos que versam sobre as tendências pedagógicas da nova escola e da progressista.
Abstract: This work has objective to investigate the functioning of the languagem of the pedagogical speech of aproach form of the representation. Languagem where sign if unfold in another one and, therefore, produces conceptual structure: infantil word, spontaneous learning, freedom of the child, the pupil as producing or as that one that reconstructs its proper knowledge, eaness and spontaneous of the knowledge, transformation of the reality, the pupil and its cultural luggage, significant learning and many other concepts that function in the pedagogical speech as separate representation of the things; and explains the linking of sign what it means not for the proper things, or what happens inside of the school, but for the representation. The language as pure representation was the disposal or the form of functioning of the language in centuries XVII and XVIII. In this disposal, it is the representation that if uncurls and if unfolds in a sequence of verbal signs destitute of any empirical elements. It was in this direction that madness, the ilness and the man funcioned during the classic period and, that its way, the concepts of the pedagogical speech infantile word, spontaneous learning and child also functions. To demonstrate this proximity of the pedagogical speech with the languagem as pure representation, the study it was marked out with buoys in archaeological research carried through by Foucault and, primarily, in the texts that turn on the pedagogical trends of the new school and the progressive.
Palavras-chave: loucura
doença
homem
representação
discurso pedagógico
madness
illness
man
representation
pedagogical speech
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: SILVA, Darto Vicente da. A REPRESENTAÇÃO E O DISCURSO PEDAGÓGICO. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1211
Data de defesa: 2-Set-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DARTO VICENTE DA SILVA.pdf676,74 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.