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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1213
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NEUROSSENSORIAL SEVERO/PROFUNDA: A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE INCLUSÃO/ EXCLUSÃO |
Título(s) alternativo(s): | SUCCESSFUL SCHOOLING OF STUDENTS WITH SEVERE/DEEP NEUROSSENSORIAL DEAFNESS: EDUCATION IN TIMES OF INCLUSION/EXCLUSION |
Autor: | Pires, Edna Misseno |
Primeiro orientador: | Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes |
Primeiro membro da banca: | Baldino, José Maria |
Segundo membro da banca: | Chaves, Sandramara Matias |
Resumo: | Atualmente a "inclusão" tem sido um tema amplamente discutido devido aos movimentos e as exigências legais em prol da escolarização das pessoas com necessidades especiais. A diversidade humana tornou-se objeto de estudo de vários educadores na busca de estratégias de ensino que adequadas ás necessidades de cada aluno. Embora a escola seja a instituição responsável pela a operacionalização dessas estratégias, tem desempenhado o papel de reprodutora do capital cultural do contexto que cada indivíduo está inserido expondo ainda mais as desigualdades sociais, físicas, econômicas e culturais, gerando as desigualdades educativas. Ainda assim há pessoas que conseguem obter o sucesso escolar por concluir o ensino superior, destes destacam-se aqueles que possuem surdez que se caracteriza como sendo uma necessidade especial. Assim, o presente estudo objetiva compreender os fatores que permitiram a construção do sucesso escolar de alunos com surdez neurossensorial (severo/profunda) que concluíram o ensino superior, investigando nas histórias de vidas o contexto sócio-cultural destes sujeitos. Buscou, ainda, investigar o percurso da aprendizagem desse aluno durante a sua escolarização. Para cumprir com esta proposta de trabalho foi utilizado a pesquisa qualitativa baseada na investigação das histórias de vidas de 8 sujeitos surdos concluintes do ensino superior até o ano de 2007, nas seguintes instituições: uma Universidade Pública, uma Universidade Confessional, uma Universidade Particular e uma Faculdade Particular da cidade de Goiânia. Para proceder com a investigação foi analisado a concepção de "inclusão como desigualdades educativas a partir de Pierre Bourdieu, a concepção de "aprendizagem" na perspectiva de Bernad Charlot e "aprendizagem dos surdos na perspectiva de Ronice Müller Quadros. |
Abstract: | Inclusion has currently been a widely discussed theme due to movements and legal demands in favor of the schooling of special needs people. Human diversity has become an object of study for several educators in search of teaching strategies compatible to individual students needs. Although the school is the institution in charge of operationalizing such strategies, it has reproduced the cultural capital of subject s contexts, revealing even more social, physical, economical and cultural inequalities, and, consequently, creating educational inequalities as well. Still, there are people who attain successful schooling by concluding Higher Education courses, a prominent case being that of subjects with a level of deafness classified as a special need. Therefore, this study aims at the comprehension of the key factors which made possible for people with severe/deep deafness to conclude Higher Education courses, investigating the social-cultural contexts of their life stories and their route of learning throughout the schooling period. In order to achieve such aim, a qualitative research was conducted based on the inquiry of life stories of 8 deaf subjects concluding Higher Education courses until 2007 in the following types of institutions: a public university, a confessional university, a private university and a private college in the city of Goiânia. The conduction of the study also consisted of the analysis of the conception of inclusion as educational inequalities based on Pierre Bourdieu, the conception of learning in the perspective of Bernard Charlot and the conception of learning by deaf subjects in the view of Ronice Muller Quadros. |
Palavras-chave: | Inclusão surdez aprendizagem inclusion deafness learning |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Educação |
Citação: | PIRES, Edna Misseno. SUCCESSFUL SCHOOLING OF STUDENTS WITH SEVERE/DEEP NEUROSSENSORIAL DEAFNESS: EDUCATION IN TIMES OF INCLUSION/EXCLUSION. 2008. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1213 |
Data de defesa: | 19-Set-2008 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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