Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1214
Tipo do documento: Dissertação
Título: UNIVERSO SÓCIO-CULTURAL DOS JOVENS ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIRG: ESTRATÉGIAS E PERSPECTIVAS DE PROFISSIONALIZAÇÃO
Autor: Silva, Jackson Carlos da 
Primeiro orientador: Guimarães, Maria Tereza Canezin
Primeiro membro da banca: Mascarenhas, Fernando
Segundo membro da banca: Baldino, José Maria
Resumo: Este estudo foi desenvolvido para a obtenção do título de Mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Católica de Goiás, na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, a qual abrange temas relacionados à educação e suas relações intrínsecas com a sociedade e a cultura. Apresenta resultados de uma pesquisa com jovens acadêmicos do curso de Educação Física da UNIRG, estado do Tocantins, com o de propósito de analisar o universo sócio-cultural desses jovens, buscando compreender como lidam com os desafios do modelo ser jovem dominante na sociedade contemporânea. As práticas da atividade física e do culto ao corpo adquirem relevância na atualidade e resultam na ampliação e no desenvolvimento de novos campos de intervenção possíveis para o profissional de Educação Física. Assim, são criados espaços diversificados de atuação profissional, favorecendo o interesse de um significativo número de jovens por este campo de atuação. As questões que orientaram o estudo foram: quem são os jovens acadêmicos do curso de Educação Física da UNIRG? Quais concepções de corpo, movimento e estética possuem frente ao modelo de ser jovem dominante na sociedade contemporânea? Quais suas perspectivas em termos de projetos de profissionalização? Como os jovens alunos lidam com os desafios da profissão? Os dados foram analisados a partir das contribuições de Pierre Bourdieu em termos de elementos conceituais (estratégia e campo esportivo) e também sobre os estudos recentes sobre Juventude, que possibilitaram a produção de categorias para melhor interpretar e analisar o problema em estudo. Quanto aos resultados, a pesquisa possibilitou o desenho do cenário em que os jovens acadêmicos se movimentam no processo de formação universitária, destacando aspectos históricos e epistemológicos que informam as peculiaridades que configuram a constituição da Educação Física como campo de formação de profissionais no Brasil. Sinalizou, também, o perfil dos jovens acadêmicos do curso de Educação Física da UNIRG, caracterizando-os na condição de jovens e de alunos e apreendendo os sentidos atribuídos à família, à escola, ao trabalho, à religião e ao modo de ser jovem. Por fim, a pesquisa analisou fatores relacionados à situação de classe dos jovens acadêmicos e as estratégias por eles utilizadas para permanecerem no ensino superior, bem como as suas perspectivas profissionais.
Abstract: This study was designed to obtain the title of Master of Education of the Postgraduate Program Stricto Sensu at the Catholic University of Goiás, in line search of Education, Culture and Society, which covers issues related to education and its relations with the intrinsic society and culture. It presents results of a search with young scholars of the course of Physical Education of UNIRG, state of Tocantins, with the aim of examining the universe of socio-cultural couples, seeking to understand how to deal with the challenges of the model couple be dominant in contemporary society. The practice of physical activity and the cult of the body assume importance at present and result in expanding and developing new fields of intervention possible for the professional Physical Education. So diverse are created spaces of professional performance, favoring the interests of a significant number of young people in this field of activity. The issues that guided the study were: who are the young scholars of the course of Physical Education of UNIRG? What conceptions of body, movement and aesthetic front of the model couple to be dominant in contemporary society? What are your prospects in terms of projects of professionalism? As the young students deal with the challenges of the profession? The data were analyzed from the contributions of Pierre Bourdieu in terms of conceptual elements (strategy and field sports) and also on the recent studies on Youth, which enabled the production of categories to better interpret and analyze the problem under study. The results, the search has allowed the design of the scene where the young scholars will move in the process of university education, highlighting historical and epistemological aspects that inform the peculiarities that make up the formation of Physical Education as a field training of professionals in Brazil. Also, the profile of young scholars of the course of Physical Education of UNIRG, characterizing them on the condition of young people and students and learning the meanings assigned to the family, to school, work, religion and way of being young. Finally, the study examined factors related to the situation of class of young scholars and the strategies used by them to remain in higher education and their career prospects.
Palavras-chave: jovens
ensino superior
educação física
universo sócio-cultural
youth
higher education
physical education
socio-cultural universe
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: SILVA, Jackson Carlos da. UNIVERSO SÓCIO-CULTURAL DOS JOVENS ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIRG: ESTRATÉGIAS E PERSPECTIVAS DE PROFISSIONALIZAÇÃO. 2008. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1214
Data de defesa: 15-Set-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jackson Carlos da Silva.pdf552,76 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.