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Tipo do documento: Dissertação
Título: MEMÓRIA E REFORMA DO ENSINO DE HISTÓRIA NA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA (1983 1992)
Autor: Guimarães, Warlúcia Pereira 
Primeiro orientador: Brito, Maria Helena de Oliveira
Primeiro membro da banca: Guimarães, Maria Tereza Canezin
Segundo membro da banca: Sandes, Noé Freire
Resumo: Este trabalho registra a memória daqueles que compartilharam o período da reforma do ensino de História empreendida na rede municipal de ensino de Goiânia, nos anos de 1983 a 1992, na perspectiva de transformar a memória da reforma em História, antes que os grupos que a guardam e a mantêm viva desapareçam. Com ele busca-se compreender como os sujeitos deram voz e vez à identidade regional do ensino de História naquele período e identificar e analisar como se constituíram os jogos de poder naquele momento e que concepções teóricas subsidiaram a construção do currículo de História no município de Goiânia, no período estudado. Traz como fundamento a teoria de Halbawchs sobre memória coletiva, tendo como base para a produção da fonte oral, o recolhimento, o ordenamento e a sistematização de entrevistas e depoimentos, com a utilização da análise de documentos escritos para uma aproximação crítica em relação ao testemunho oral. A investigação traz, como elemento de interação entre pesquisador e testemunhas, a vida contemporânea, intermediada pela memória dos depoentes, o que possibilita a união entre passado e presente. Analisa-se como a conjuntura de reorganização da sociedade civil brasileira influenciou a reforma do ensino de História na rede municipal; a constituição da identidade do grupo responsável pela elaboração e implementação da primeira proposta concebida como políticaeducacional, na rede municipal de Goiânia e a formação da equipe de Estudos Sociais e História, procedendo a uma análise da reforma do ensino de História em Goiânia, tomando como referência as propostas de São Paulo e Minas Gerais. Considera que a reforma do ensino de História goianiense adquiriu contornos próprios, porém, não fortes o suficiente para que se constituísse uma proposta regional, singular, mantendo semelhanças com outras propostas, tais como a priorização de conteúdos com base nos modos de produção e a inserção da História regional e do Brasil nesse âmbito, tendo como referência o materialismo histórico.
Abstract: This paper records the memory of those who shared the History teaching reform period occured in the county schools in Goiânia, from 1983 to 1992, aiming at turning the memory of reform into History, before the groups that keep it and maintain in alive disappearing, seeking for an understanding of how the individuals have given voice and chance to History teaching regional identity at that time and pursuing an identification and analysis of how such power forces have been constituted in that moment as well as which theoretical assumptions underlay the construction of History curriculum in Goiânia, in the studied period. This study is based Hallowchs theory about collective memory which has for the oral source production, the recollection, ordering and systematization of interviews and reports, as its basis, also using, the analysis of written documentation for a critical approach regarding oral testimony. Investigation brings as interaction element between researcher and witness contemporary life intermediated by narrator s memory, which enables the link between past and present. It analyses how the conjucture of reorganization of Brazilian civil society has influenced the History teaching reform in municipal schools; identity construction of the group in charge of ellaboration and implementation of the first proposal conceived as educational policy, in Goiânia municipal schools and the team´s composition of social studies and History, proceeding to an analysis of History teaching reform in Goiânia, taking as reference of São Paulo and Minas Gerais. It proposals considers that History teaching reform in Goiânia has acquired its own features, however not being strong enough in order to constitute a unique, regional proposal, keeping similarities to other ones, such as syllabus prioritization from production systems as well as insertion of regional and national History in this ambit, having historical materialism as reference.
Palavras-chave: Educação
Ensino de História
Reforma
Rede municipal de ensino
Goiânia
História
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: GUIMARÃES, Warlúcia Pereira. MEMÓRIA E REFORMA DO ENSINO DE HISTÓRIA NA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA (1983 1992). 2004. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1217
Data de defesa: 15-Out-2004
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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