Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1218
Tipo do documento: Dissertação
Título: AQUISIÇÃO DA LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL COM FOCO NO MOTIVO DA APRENDIZAGEM
Autor: Barros, Fernanda Castelfranchi de 
Primeiro orientador: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Primeiro membro da banca: Zanata, Beatriz Aparecida
Segundo membro da banca: Gebrim, Virginia Sales
Resumo: A questão da não-aquisição da leitura e da escrita é um problema reincidente e significativo na escola pública brasileira e requer mais investigação. O foco desta pesquisa foi a situação de não-aquisição de leitura por crianças em processo de alfabetização. Trata-se de crianças que não apresentam nenhum tipo de alteração ou comprometimento de natureza orgânica ou necessidades educativas especiais e, no entanto, não adquirem a leitura durante o processo de alfabetização, embora aprendam a desenhar as letras . Estas crianças se encontram em turmas nas quais a maioria torna-se alfabetizada. A teoria do ensino desenvolvimental estabelece que para entrar em atividade real de aprendizagem é necessária a presença de um motivo adequado a esta atividade. Com base neste e em outros pressupostos desta teoria, formularam-se as seguintes questões de pesquisa: Como se dá o processo de ensino da leitura na escola? Que fatores contribuem para que o aluno permaneça sem adquirir a leitura? De que forma a não-aquisição da leitura está relacionada com o motivo do aluno na atividade de aprendizagem? De que forma o professor pode interferir para alterar o motivo da criança para que resulte na aprendizagem da leitura e da escrita? Uma organização do ensino com foco no motivo promoveria a aquisição da leitura por esses alunos? Que resultado de aprendizagem de leitura pode ocorrer por meio do ensino desenvolvimental com ênfase nos motivos do aluno? A revisão bibliográfica não apontou qualquer estudo que abordasse o problema sob o enfoque teórico proposto nesta pesquisa, o da teoria do ensino desenvolvimental. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi investigar como o professor pode interferir no motivo do aluno para aprender a ler durante o processo de alfabetização na escola. Os objetivos específicos foram: - descrever o processo de ensino da leitura e da escrita na escola; - analisar as ações da professora em relação aos alunos não-leitores; - analisar de que modo a aquisição da leitura pode ser influenciada pelo ensino organizado com base na teoria do ensino desenvolvimental e com foco no motivo do aluno. A pesquisa realizada em uma escola da rede municipal da cidade de Rio Verde (GO) foi de abordagem qualitativa, com enfoque histórico-cultural, caracterizando-se como experimento didático formativo baseado na teoria do ensino desenvolvimental de Davydov. Os instrumentos de coleta de dados foram os seguintes: observação direta não-participante, entrevistas semi-estruturadas e análise documental. Os sujeitos foram a professora e os alunos de uma turma de alfabetização, sendo que no decorrer da pesquisa o foco do experimento didático formativo recaiu sobre uma aluna que permaneceu em situação de não-aprendizagem. Os principais resultados da pesquisa apontam que o ensino desenvolvimental promoveu a aquisição da leitura pela criança que havia repetido, sem sucesso, a alfabetização em turma regular e em turma especial.
Abstract: The subject of non acquisition of reading and writing is a recurring and significant problem in the Brazilian public school and requests more investigation. The focus of the research was the situation of non reading acquisition by children in literacy process. It is related to children that don't present any kind of alteration or jeopardize of organic nature or special educational needs and, however they don't acquire reading during the literacy process, although they learn how to "draw the letters". These children are found in groups where most of them achieve literacy. The theory of the developmental teaching establishes that, to enter in real learning activity, it is necessary the presence of an appropriate reason (motive) to this activity. Based in this and in other assumptions of this theory, it was formulated the following research subjects: How does teaching of reading process happen at school? What events contribute to keep students without acquisition of the reading process? How is non acquisition of reading related to the student's motive in learning activity? How can the teacher interfere to change the child's motive in order to result in learning of reading and writing process? Would an organization of teaching with focus in the motive promote the acquisition of reading for those students? What would be the result of a reading learning process by developmental teaching with emphasis in the student's motives? A bibliographical revision was made and it didn't point any study under the theoretical focus approach proposed in that research, that is, under the theory of the developmental teaching. Therefore, the general objective of the research was to investigate how the teacher can interfere in the student's motive to learn to read during the literacy process at school. The specific objectives were: - to describe the process of teaching of reading and writing in the school; - to analyze the teacher's actions in relation to the non readers students; - to analyze how can the acquisition of reading process be influenced by the organized teaching, based in the theory of the developmental teaching and with focus in the student's motive. The research was accomplished at a municipal school of Rio Verde (GO) city, having a qualitative approach, under historical-cultural focus, being characterized as formative didactic experiment, based on the theory of the developmental teaching of Davydov. The instruments of data collection were direct non participating observation, semistructured interviews and documental analysis. The subjects were the teacher and the students of a literacy group and, in elapsing of the research, the focus of the formative didactic experiment relapsed on a student that kept in a not learning situation. The main results of the research appear to be that developmental teaching has promoted the acquisition of reading process by the child which has failed the literacy both in regular group as in a special group.
Palavras-chave: aquisição de leitura e escrita
teoria histórico-cultural
teoria do ensino desenvolvimental
reading acquisition and writing
historical-cultural theory
developmental teaching theory
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: BARROS, Fernanda Castelfranchi de. AQUISIÇÃO DA LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL COM FOCO NO MOTIVO DA APRENDIZAGEM. 2008. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1218
Data de defesa: 12-Set-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA CASTELFRANCHI DE BARROS.pdf4,03 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.