Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1220
Tipo do documento: Dissertação
Título: (IM)POSSIBILIDADES DA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA EM CURSOS TECNOLÓGICOS: uma abordagem a partir de dois cursos localizados em Goiânia e Anápolis.
Autor: Pereira, Francisco 
Primeiro orientador: Nonata, Antônia Ferreira
Primeiro membro da banca: Afonso, Lucia Helena Rincon
Segundo membro da banca: Oliveira, João Ferreira
Resumo: A pesquisa (IM)Possibilidades da construção de uma educação emancipadora em cursos tecnológicos: uma abordagem a partir de dois cursos localizados em Goiânia e Anápolis teve como objetivo geral diagnosticar a realidade de dois cursos superiores de tecnologia em suas dimensões mercadológica e emancipadora. Seus objetivos específicos foram: buscar subsídios teóricos à discussão das relações educação e trabalho e suas conseqüências para a educação profissional; traçar um histórico da educação profissional do Brasil Colônia aos dias atuais (2006); analisar a proposta dos cursos superiores de tecnologia na atualidade, contrapondo-a à concepção de politecnia; identificar as percepções de estudantes, docentes e coordenadores sobre os cursos tecnológicos. O tema foi escolhido com base na experiência do autor como professor em cursos de bacharelado e tecnológico. Partiu-se da seguinte questão norteadora: de que modo os cursos superiores de tecnologia podem promover uma educação profissional emancipadora? Tendo como hipótese que os cursos superiores de tecnologia promoverão uma educação profissional emancipadora se integrarem ao processo educativo as dimensões do trabalho concreto, da ciência e da cultura. A pesquisa se sustentou em teóricos como Marx (1996), para esclarecer a diferença entre trabalho concreto e abstrato; Enguita (1989), que desenvolve a concepção de escola como local de adestramento do trabalhador; Anderson (1994), Bianchetti (1997), Frigotto (2001) e Azevedo (1997), servem de base para expor a influência do neoliberalismo sobre as políticas educacionais brasileiras; Manfredi (2002), Vieira (2003), Kuenzer (2005), entre outros, para mostrar a dualidade resultante de uma estrutura social polarizada e seus reflexos nas políticas educacionais brasileiras; Marx e Engels (1978), Marx (1996), Lima Filho (2003), Santos (2005a), (2005b) e (2005c), entre outros, a fim de desenvolver os conceitos de emancipação humana, politecnia e educação integral. Este estudo se desenvolveu com base na pesquisa qualitativa, pois tal abordagem se mostrou ser a mais adequada na investigação do objeto. Recorreu-se à pesquisa bibliográfica, à pesquisa documental e pesquisa campo, tendo esta um universo composto por estudantes, docentes e coordenadores, sendo um do curso de Gestão de Recursos Humanos - Anápolis e outro do curso de Gestão de Negócios - Goiânia. A amostra foi extraída aleatoriamente, tomando cerca de 10% a 20% do universo, e, no caso dos coordenadores, 100% do universo. Para a coleta de informações dos sujeitos foram realizadas entrevistas individuais ou a entrega de questionário com perguntas abertas, a ser devolvido posteriormente. Os dados foram trabalhados pela análise de conteúdo, com a categorização a partir das informações obtidas. Os resultados apontaram para uma concepção de educação profissional reducionista, que toma o mercado de trabalho como parâmetro. Os estudantes procuram formação rápida e barata. Os docentes são jovens e percebem os cursos como sendo rápidos, voltados para a competitividade e a individualidade. Os coordenadores mostraram-se ora entusiasmados, ora decepcionados com o formato dos cursos tecnológicos, mas são unânimes em apontá-los como focados no saber fazer . Ainda assim, a pesquisa demonstrou que é possível retomar a discussão sobre a educação profissional voltada para a politecnia como alternativa ao atual modelo.
Abstract: This survey, whose title is: (IM)Possibilities of building an emancipatory education in technological courses: an approach from two courses located in Goiania and Anapolis, aimed to diagnose the overall reality of two masters of technology in its dimensions mercadological and emancipatory. Its specific objectives were: to seek subsidies theoretical discussion of relations and education work and its consequences for professional education; outlining a history of professional education in Brazil today to Cologne (2006); examine the proposal of the courses of higher technology at present, contrasting it to the design of polytechnic; identify the perceptions of students, teachers and coordinators on the technology courses. The theme was chosen based on the author's experience as a teacher in courses of Bachelor and technology. The work questioned how the masters of technology can promote a professional education emancipatory? The hypothesis of the research was: The masters of technology will promote a professional education emancipatory to integrate the educational process the dimensions of practical work, science and culture. The research is maintained in theoretical as Marx (1996), to clarify the difference between concrete and abstract work. Enguita (1989), which develops the concept of school as a place of training the worker. With respect to neoliberalism, Anderson (1994), Bianchetti (1997), Frigotto (2001) and Azevedo (1997), serve as a basis to explain its influence on the Brazilian educational policies. Through Manfredi (2002), Vieira (2003), Kuenzer (2005), among others, investigated is the duality result of a polarized social structure and its reflections in the Brazilian educational policies. Marx and Engels (1978), Marx (1996), Lima Filho (2003), Santos (2005a), (2005b) and (2005c), among others, to develop the concepts of human emancipation, education and politecnía full. This study was developed based on qualitative research, as this approach was to be the most appropriate in the investigation of the object. The universe was composed of students, teachers and coordinators of the courses of Human Resources Management, in Anapolis and other Management Business in Goiania. The sample was drawn randomly and had about 10% to 20% of the universe, up to 100% for the coordinators. The investigation began with the literature search and documentary, followed by the field. For the collection of information from individual interviews were conducted subject or the delivery of questionnaires with open questions, to be returned later. The data were worked by analysis of content, with the categorization from the information obtained. The results pointed to a reductionist conception of professional education, which takes the labour market as a parameter. Students seeking training quickly and inexpensively. The teachers are young and understand the courses as fast, facing the competitiveness and individuality. The coordinators were in either enthusiastic now disappointed with the format of technology courses, but are unanimous in pointing them to focus on "how". Still, research has shown that it is possible to resume the discussion on professional education geared towards polytechnic as an alternative to the current model.
Palavras-chave: capitalismo
educação profissional
emancipação
educação emancipadora
capitalism
professional education
emancipation
emancipatory education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: PEREIRA, Francisco. (IM)POSSIBILIDADES DA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA EM CURSOS TECNOLÓGICOS: uma abordagem a partir de dois cursos localizados em Goiânia e Anápolis.. 2008. 201 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1220
Data de defesa: 29-Ago-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco Pereira.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.