Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1221
Tipo do documento: Dissertação
Título: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SISTEMA NEOLIBERAL: uma análise da Educação Rural no Município de Pedro Afonso - Tocantins de 2002 a 2006.
Autor: Nunes, Klivia de Cassia Silva 
Primeiro orientador: Nonata, Antônia Ferreira
Primeiro membro da banca: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Segundo membro da banca: Pessoa, Jadir de Morais
Resumo: Este estudo discute a formação dos professores da área rural, a fim de diagnosticar a inserção da realidade sócio-cultural e econômica do município de Pedro Afonso na política educacional e sua implicação na prática pedagógica. A problemática centrada na concepção político-pedagógica de formação do/a professor/a da zona rural na Fundação Universitária do Tocantins (UNITINS), questiona: Qual concepção político-pedagógica orienta a formação de professores/as de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental na UNITINS de 2002 a 2006? O problema encaminha a hipótese de que a referida formação de professores nesta instituição se orienta pela concepção histórico-cultural. Como subsídio teórico, a pesquisa se apoiou no materialismo dialético, por tratar o campo como palco de conflito acerca da Educação Rural, das relações de trabalho e da educação, fazendo-se necessária a articulação da pesquisa qualitativa e quantitativa. Apoiada nessa teoria essa pesquisa utilizou os seguidores de Marx e Engels (FRIGOTTO 1996, 1997, 1999, 2004 e 2006), (IANNI 1988, 1997, e 1999), (MARTINS 2000) e (CARNEIRO 1988), (ENGUITA 1989, 1993 e 2004), (BIANCHETTI 1996) para análise do contexto capitalista e políticas neoliberais e em Pessoa (1999, 2006 e 2007) para educação e ruralidades; Vygotsky (1984) teoria histórico-cultural e Brzezinski (2000 e 2003) para a formação do professor. Para a coleta de dados usou-se como instrumentos a entrevista semi-estruturada, os questionários com questões abertas e fechadas e registros das observações. A análise dos dados trabalha as seguintes categorias analíticas: contradição, políticas educacionais, educação rural, prática pedagógica, formação de professores e ruralidades. O resultado da pesquisa demonstrou que não há política de formação de professor para o meio rural. Conclui apresentando reflexões acerca da situação atual da educação rural e desafios da formação de professores para esta área, evidenciando a importância de aproximá-la das duas realidades: a da universidade e a da educação rural.
Abstract: This study aims to discuss the country area teachers, to diagnose the insertion of the economical-social-cultural relity of the Pedro Afonso town in the educational policy and its implications in the pedagogical practices. The problem is centred in the pedagogical concept of the teacher´s formation in the country zone at the TOCANTINS´UNIVERSITY (UNITINS) and questions: Which is the pedagogical conception for the trainning of elementary school teachers of UNITINS from 2002 to 2006? The problem leads to the hipothesis that the referred formation of teachers in this institution´s historica-cultural conception. As theoretical framework, the research was based on the dialectic materialism, to deal with country area as a scenary about Education, of the work relations in education,making it necessary to do a quantiqualitative research. Supported in this theory of research it was based on Marx and Engels (FRIGOTTO 1996, 1997, 1999, 2004 and 2006), (IANNI 1988, 1997, e 1999), (MARTINS 2000) and (CARNEIRO 1988), (ENGUITA 1989, 1993 e 2004), (BIANCHETTI 1996) for the context´s analisys of the capitalism and neo-liberalism and in Pessoa (1999, 2006 and 2007)about ecucation and country; ´s social-historical(1984) Brzezinski (2000 and 2003) for teacher´s formation. For the data collect it was used a semistructured interview and questionnaires with open and closed questions and register of information. The data analisys worked with: ANALYTICAl CONTRADICTIONS, educational policies, country education, pedagogical praxis, teacher´s formation and country information. The results showed that thereis not a political formation for country areas.Concluded that reflexions about these country education challenges for this area,highlighting the importance of approaching them to two realities: the university one and the country zone one.
Palavras-chave: Política Educacional
Educação Rural e Formação de Professores
Educational Policy
Country Education and Teacher´s formation.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: NUNES, Klivia de Cassia Silva. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SISTEMA NEOLIBERAL: uma análise da Educação Rural no Município de Pedro Afonso - Tocantins de 2002 a 2006.. 2008. 217 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1221
Data de defesa: 28-Ago-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Klivia de Cassia Silva Nunes.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.