Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1223
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino policial civil: o caso da academia de polícia civil de Goiás
Autor: Pires, Tania Aparecida Porfirio de Souza 
Primeiro orientador: Zanatta, Beatriz Aparecida
Primeiro membro da banca: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Segundo membro da banca: Barrio, Juan Bernardino Marques
Resumo: Este trabalho consiste em uma investigação sobre o ensino na Academia de olícia Civil de Goiás. Para desenvolvê-lo tomou-se como referência o Curso de Aperfeiçoamento de Agente de Polícia de 2ª Classe, ministrado pela Academia de Polícia Civil de Goiás - APC/GO, em abril de 2008. Teve como objetivo identificar a concepção de ensino dos professores pesquisados e verificar se as orientações do Regimento Interno - RI da Academia de Policia Civil de Goiás e da Matriz Curricular Nacional - MCN, constituem-se referência para a organização da atividade de ensino dos docentes. As questões centrais do estudo foram: Qual concepção de ensino expressa pelos professores da APC/GO? Qual a compatibilidade entre a concepção de ensino desses professores, o Regimento Interno da Academia de Polícia Civil e a Matriz Curricular Nacional da SENASP-MJ? A pesquisa, de abordagem qualitativa, consistiu em um estudo de caso. Os dados coletados por meio de entrevistas, questionário, observação e documentos, foram submetidos à análise de conteúdo. Os conceitos e categorias centrais da pesquisa foram organizados em dois eixos. O primeiro, formação do Agente de Polícia Civil goiano fundamentou-se no Regimento Interno da APC/GO (1972), na Matriz Curricular Nacional da SENASP-MJ (2003) e na contribuição de especialistas da área que estudam essa temática. O segundo, formação e prática de ensino buscou aporte teórico em autores que discutem as questões relativas à formação e prática dos professores. A principal contribuição da pesquisa consistiu em mostrar que há dificuldades e limitações de diversas ordens presentes no mencionado curso. Portanto, esta pesquisa evidencia a necessidade de investimentos na formação dos docentes da APC/GO e a construção de um Projeto Pedagógico que atenda às necessidades de formação de um policial civil comprometido com a cidadania e com os direitos individuais e coletivos.
Abstract: This research has the purpose of reviewing the teaching in the course of Improvement of Police Officer, 2nd Class, taught by the Academy of Civil Police of Goiás - PCA / GO, in April 2008, aimed at identifying the design of education of teachers surveyed, it with the guidelines of the Internal Rules - RI of the Academy of Civil Police of Goiás and the National Curriculum Matrix - MCN, to understand whether these instruments are themselves reference to the organization of the activity of education of teachers. The issues that guided the study were: What design of the teachers teaching the APC / GO? What is the compatibility between the design of teaching these teachers, the Rules of Procedure of the Civilian Police Academy and the National Curriculum Matrix SENASP-MJ? The research, qualitative approach, consisted of a case study. The data collected through interviews, questionnaires, observation and documents were submitted to content analysis. The central concepts and categories of search were organized in two axes. The first, training of Police Officer Civil of Goiás was based on the Rules of Procedure of the PCA / GO (1972), the National Curriculum Framework of SENASPMJ (2003) and the contribution of experts who study this subject area. The second, training and practice of education in theoretical contribution sought authors who discuss the issues of training and practice of teachers. The main contribution of this research was to show that there are difficulties and limitations of various orders in the mentioned place. Therefore, this research highlights the need for investment in training of teachers of the PCA / GO and the construction of an Educational Project that addresses the training needs of a civilian police committed to citizenship and individual rights and collective.
Palavras-chave: Ensino Policial Civil, Formação Docente, Formação do Agente de Polícia Civil.
Police Civic Education, Teacher Training, Training Officer of the Civil Police.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: UCG
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Pires, Tania Aparecida Porfirio de Souza. O ensino policial civil: o caso da academia de polícia civil de Goiás. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1223
Data de defesa: 14-Dez-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TANIA APARECIDA PORFIRIO DE SOUZA PIRES.pdf502,12 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.